Uno novo ano acaba de começar e, para os negócios, é como uma página em branco a ser preenchida de maneira bem sucedida. Contudo, por mais que a ciência da administração moderna não abra mão de um bom planejamento prévio, é certo que a maioria absoluta dos pequenos e médios empresários não possuem metas ou objetivos anuais traçados no papel. E isto é um perigo!

“Quando não se sabe aonde se quer chegar, qualquer caminho serve”, já dizia o gato na tão conhecida história de “Alice no país das maravilhas”. Esta lição cabe como uma luva para o mundo dos negócios. Nenhuma empresa pode perseguir um objetivo que ela mesma desconhece. Toda empresa precisa de metas, objetivos, alvos para fazer mover a equipe em uma mesma direção. Estes objetivos precisam ser bem claros e compartilhados com toda a empresa, e planejados anualmente, tal qual são os balanços que apresentam os resultados financeiros.

No fundo, neste exato momento, as empresas já deveriam estar dando início a aplicação das estratégias planejadas ao final do ano passado. O momento ideal de planejar já passou. Mas nem tudo está perdido: ainda está em tempo. Antes feito, do que perfeito (e não feito). A nossa sugestão é: Aproveite que no Brasil, a economia começa a se aquecer e acelerar apenas após o carnaval, e use este espaço de tempo para planejar o seu ano de 2022.

Mas o que deve ser planejado? Inicialmente, o básico é: Quanto quero que a empresa fature neste ano? A partir desta definição, que deve vir baseada no histórico de faturamento dos anos anteriores, define-se outros planos como: Previsões de despesa, expansão, previsão de lucro ao final do exercício e, para o alcance de tudo isto, a verba de marketing. Esta última parece ser de fato a mais difícil das decisões do pequeno empresário. Mal sabe ele que é a partir desta decisão, que partem a alavancagem e a tração de todos os demais números. Mas mesmo assim, a maioria dos empresários insiste em não separar orçamento específico para o marketing. Muitos executam estas ações sem planejamento, analisando caso a caso, sem uma linha mestra de estratégia. E assim diminuem as suas chances de êxito e mais: Reduzem a previsibilidade dos resultados. Tudo fica absolutamente incerto e à mercê das chamadas “variáveis incontroláveis”.

Que neste 2022 nossos pequenos empresários usem cada vez mais a análise swot, o 5H2w, os 4P´s e metas SMART. E, claro, que não esqueçam que o impulsionamento do faturamento é proporcional à verba reservada para investimentos em marketing. Quanto maior o investimento, maior o potencial de resultado. Quando a verba é zero, o resultado anual vira uma loteria: questão de sorte. E você: Quer faturar quanto em 2022?

ELEIÇÕES – Importante lembrar aos empresários que seus planos para 2022 devem prever que este é um ano eleitoral. A economia brasileira é sempre duramente influenciada por eleições a cada dois anos. Precisamos lembrar que este ano não serão simples eleições, mas eleições presidenciais num ambiente de grande polarização. Além da vedação da justiça eleitoral em relação a alguns contratos do Governo Estadual e do Governo Federal, a economia certamente tenderá a se retrair momentaneamente alguns meses antes do pleito, dada a expectativa do mercado em relação ao resultado e ao futuro do país. Liguem o radar!

COPA – Outra variável que deve ser lembrada nos planos deste ano é a Copa 2022 que será realizada no Catar e já tem mais de uma dezena de países confirmados. Nossa seleção, é claro, estará participando da competição e por isto os horários dos jogos certamente influenciarão os horários do comércio. Olho nisto.

PROLONGADO – Um outro fator a ser considerado é que, graças a Deus, 2022 terá apenas um único feriado prolongado. Diante de um mercado que passou tanto tempo fechado ou desacelerado em virtude das medidas restritivas impostas por Prefeitos e Governadores, esta notícia é realmente um alento. O único feriadão esticado do ano ficará mesmo para a Sexta-feira da Paixão. Aproveitem!

SOLIDÁRIOS – O agrupamento nacional de voluntários chamado Marcha da Família Cristã pela Liberdade acaba de deflagrar a ação Marcha da Família Solidária, com objetivo de enviar ajuda emergencial à população do Sul da Bahia e Norte de Minas atingidos pelas fortes chuvas. O grupamento montou base na Bahia, nas cidades de Salvador e Itabuna, e também nos estados de Sergipe e Minas. Aqui em Aracaju, o grupo estará arrecadando todo tipo de doações no Centro de Convenções de Sergipe. Alimentos, agasalhos, colchões, cobertores, roupas serão enviados em um caminhão para assistir aos desabrigados. Uma conta-corrente também foi criada para receber doações. Mande sua ajuda para a chave pix oficial contato@marchadafamilia.com

VIROU PIADA – A campanha lacradora do Bradesco que questionava o consumo de carne, sugerindo até um dia sem ingestão deste alimento, não desceu bem para os empresários do agronegócio. Muitos deles começaram a mobilização de cancelamento de contas no banco e em algumas cidades foram organizados churrascos na porta das agências como forma de protesto. Uma campanha tão tresloucada não poderia dar resultado diferente: teve que se retratar e retirar a ação do ar. Mas aí já era tarde demais: O estrago já estava feito. Quem lacra, não lucra.

VIROU MEME – Outro banco que está com a sua campanha viralizando como meme é o Itaú. Após lançar a sua campanha de fim de ano com a interação de uma criança de 2 anos com a atriz Fernanda Montenegro, muitos internautas têm copiado a ideia, citando outras palavras e referências. Está bombando nas redes sociais.

BILHETERIA – O novo filme do Homem-Aranha fez explodir a bilheteria dos cinemas ao redor do mundo. E em Sergipe não foi diferente. Foi a maior estreia de todos os tempos. Milhões de cinéfilos lotaram as salas para conferir o novo longa que deixou os fãs ainda mais apaixonados pelo herói. Muitas filas, muita pipoca e explosão de emoção, aplausos e gritos de vibração ao longo da exibição. Algumas empresas sergipanas pegaram carona neste sucesso e anunciaram nas telonas como: Faculdade São Luís de França, Arena HiTech e Universidade Tiradentes. Para anunciar na telona, procure a PubliMídia.

CARTÃO-CONVITE – E por falar em PubliMídia, o cartão de Natal da empresa este ano não poderia ser diferente: um par de ingressos de cinema para todos os seus clientes, parceiros e fornecedores. Muitos aproveitaram para conferir de perto a grande estreia do ano: Homem-Aranha. Outros queriam mesmo era conhecer o novo cinema da capital, o Centerplex do Aracaju Park Shopping. Um mimo diferente para terminar 2021 e começar 2022 com pé direito! 2022 certamente será coisa de cinema!

DOURADOS – Os setores de marketing de algumas empresas em Sergipe receberam também um cartão dourado informando que 2022 já estrava trazendo-lhes boas notícias. Trata-se de uma ação da premiação SuperMarcas – As mais queridas e mais lembradas, que irá apresentar em breve as marcas de cada categoria que estão na mente e no coração dos sergipanos. Aguardem!

PARA REFLETIR

Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”. Habacuque 2:2