No tradicional horário da Ave Maria, às 18h, a imagem peregrina de Nossa Senhora Divina Pastora foi conduzida pelo espaço da Vila do Forró, que integra o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, num momento de prece pelo povo sergipano. A visita inédita da padroeira de Sergipe ao evento aconteceu nessa quinta-feira, 20, e foi acompanhada pelo governador do estado, Fábio Mitidieri, e pelo vice-governador Zezinho Sobral.

O reitor do Santuário localizado na cidade de mesmo nome da padroeira, padre Jhonatan Michael, esteve presente e rezou com a presença dos gestores, secretários de Estado e populares que se somaram na oração. O sacerdote acredita que o ato de fé vai ficar marcado na história. Recebida na capelinha que compõe a vila, a imagem foi levada até o Barracão cultural para a oração e depois retornou à capela, onde permaneceu até as 22h.

“Se a Divina Pastora é a padroeira de Sergipe, nada mais justo do que ela estar também inserida, abençoando aquilo que faz parte da cultura própria deste lugar, que é o arraiá e as festas juninas. Então, esta é a importância de ela vir também para abençoar todo o povo sergipano, do qual ela é padroeira. É a primeira vez que nós trazemos a imagem até o arraiá, então é um marco histórico também. Eu tenho certeza que Deus e a Divina Pastora já abençoaram esse momento”, analisou o padre.

Para o governador Fábio Mitidieri, essa foi mais uma homenagem à cidade e às rendeiras de Divina Pastora, berço da renda irlandesa, tema dos festejos juninos do estado esse ano. “Acho que até por isso mesmo essa retribuição: a nossa mãe Divina Pastora estar aqui conosco hoje. As suas bênçãos à nossa vila, ao nosso povo, aos sergipanos e aos turistas que aqui passam é importantíssimo. Então, obrigado, padre Jhonatan! Obrigado, prefeita Clara, por ter nos proporcionado isso aqui. Essa bênção especial, com a presença iluminada da mãe Divina Pastora”, destacou o governador.

Da cidade da padroeira de Sergipe também foram algumas rendeiras, que acompanharam a imagem. Muito da arte artesanal tem relação com a fé católica e elas fizeram questão de estar presentes nesse momento. Junto com o artesanato local e a fé na padroeira, um pouco da cidade se transporta para Aracaju, sendo mostrada para o público do Arraiá do Povo.

“Muito orgulho para a população de Divina Pastora, inclusive para mim que sou gestora, que sou entusiasmada com a renda irlandesa e com a padroeira de Sergipe. Então estou muito feliz e honrada por ter esse privilégio junto com o Governo do Estado, junto com a Secretaria do Trabalho, poder cada dia mais mostrar nossa cidade para Sergipe e para o Brasil”, disse a prefeita Clara Rollemberg.

Dentro do Governo do Estado, a política de valorização do Artesanato como força cultural, mas também econômica, é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O gestor da pasta, secretário Jorge Teles, ressaltou o porquê da homenagem à arte feita à mão. “O Arraiá do Povo é uma grande celebração da cultura sergipana, momento de agradecimento, mas também de festejar nossa identidade, história e ancestralidade. Tudo isso se materializa por meio do artesanato, grande homenageado neste ano por intermédio da tipologia da renda irlandesa e da força da mulher sergipana, que mantém viva essa tradição”, pontuou Teles.

 

 

 

Fonte: Ascom Seteem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Institutos federais pedem R$ 1 bilhão para alimentação de estudantes

    Reitores de institutos federais, Cefets e do Colégio Pedro II [...]

  • Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom [...]

  • Pacientes não conseguem marcar exames em UBSs de Aracaju, comprova Ricardo Marques

    O vereador Ricardo Marques (Cidadania), apresentou durante uma sessão da [...]

  • FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

    O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira [...]

  • Sistema de transporte intensifica fiscalização sobre o uso indevido dos cartões de gratuidade

    Desde o lançamento da campanha de biometria facial, o setor [...]