Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o público-alvo da vacina meningocócica C para crianças menores de 10 anos e trabalhadores da saúde. A vacina, que protege contra a meningite e meningococcemia, faz parte do calendário anual oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, no dia 13 de junho ocorreu a extensão do público-alvo, mas essa medida é válida apenas até fevereiro de 2023. Até o momento, já foram vacinadas 57 crianças com idade entre 5 a 10 anos e 364 profissionais da saúde.
“O imunizante contra a meningocócica C já fazia parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose”, explica Larissa.
Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de 1 ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Medidas de prevenção
Uma das principais medidas de controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais, tanto na população infantil como em adolescentes.
“A adoção dessa estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, enfatiza Larissa.
Trabalhadores de saúde
Para essa estratégia de vacinação, consideram-se todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante, trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Banda Angra retorna a Aracaju neste sábado para última turnê antes de hiato

    A Banda Angra, maior representante do heavy metal brasileiro, retornará [...]

  • Governo de Sergipe dá início às cirurgias da fase 2 do Opera Sergipe

    “Eu não esperava que, em menos de 15 dias que [...]

  • SMTT de Aracaju dá prazo de 30 dias para permissionários de transporte escolar com alvarás vencidos regularizarem a situação

      A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju [...]

  • 3ª Mostra de Empreendedorismo Feminino de Estância acontece no dia 30 de março com negócios locais

    Nesse mês da mulher, a cidade de Estância, em Sergipe, [...]

  • Aposentados e pensionistas não precisam ir ao banco para fazer prova de vida

    Peças de desinformação repercutem que o Governo Federal teria impedido [...]