As universidades e institutos federais de educação receberão este ano R$ 2,44 bilhões a mais do Governo Federal como forma de recompor o orçamento. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, parte dos recursos irá para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras. “Vamos trabalhar muito para que o presidente possa percorrer esse país e entregar várias obras importantes de melhorias para os nossos estudantes”.

Os recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as medidas são importantes, uma vez que os institutos federais e as universidades tiveram suas contas comprometidas pelas sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos. “Depois de quatro anos de diminuição crescente dos nossos orçamentos, e mais do que isso, como sabemos, de ataques às universidades, que eram continuamente detratadas, no segundo semestre do ano passado vimos que 2023 seria impossível”.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as obras paradas ainda terão outro reforço. “O presidente deverá, nos próximos dias, anunciar uma ação importante: assinar uma medida provisória garantindo a retomada de toda as obras paralisadas e inacabadas da educação desse país, para que a gente possa entregar todas elas aos municípios e estados brasileiros”, adiantou o ministro.

E nesta semana, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia antecipado que não haverá bloqueios na área de educação este ano.

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após recorde de adesivaço em lançamento oficial de candidatura, Kitty Lima mantém sucesso com carreatas em 1ª semana de campanha

    Após o lançamento oficial da candidatura para as eleições 2026 [...]

  • 7º Workshop do Mercado Imobiliário reúne mais de 500 participantes e fortalece o setor em Sergipe

    O 7º Workshop do Mercado Imobiliário consolidou-se como um dos [...]

  • MPT-SE e TRE-SE firmarão Pacto pela Democracia, Liberdade do Voto e prevenção ao Assédio Eleitoral

    Órgãos do sistema de Justiça e Segurança Pública também vão [...]

  • Encceja 2026: prazo para solicitar reaplicação vai até 28 de agosto

    Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de [...]

  • Prefeitura realiza 2ª edição da Feira Centro Vivo no dia 19 de setembro

    A Prefeitura de Aracaju realizará, no dia 19 de setembro [...]