A Prefeitura de Aracaju vem ampliando as iniciativas voltadas para um modelo de turismo sustentável e inovador. Com ações que unem mobilidade, tecnologia e preservação ambiental, a capital sergipana fortalece sua imagem como destino moderno e responsável, alinhado às tendências globais do setor.

Entre as novidades implementadas, estão as bicicletas e patinetes elétricas em pontos estratégicos da cidade, facilitando o deslocamento de visitantes por áreas turísticas e promovendo a redução na emissão de gases poluentes. A iniciativa também estimula experiências mais imersivas, permitindo que turistas explorem os atrativos de forma prática, acessível e integrada ao cenário urbano.

Para Aline Pinheiro, turista de Rio de Janeiro (RJ), as bicicletas e patinetes são muito úteis. “Facilita a movimentação do turista, o deslocamento, já que a orla é bem grande, então facilita bastante. Hoje em dia a maioria dos turistas já está acostumada a usar esses veículos, têm uma certa rotina na cidade de onde vem, então também ajuda. É bem interessante”, pontuou.

Outra medida de impacto é o início da circulação de ônibus elétricos, que já compõem parte da frota do transporte coletivo da capital. Além de contribuir para a mobilidade sustentável, a iniciativa demonstra o compromisso de Aracaju com a inovação tecnológica, oferecendo uma alternativa de transporte mais silenciosa, confortável e ambientalmente responsável.

O Analista de Sistemas de São Paulo (SP), Altivo de Oliveira, considera importante a disponibilização de ônibus climatizados. “A gente vem de uma cidade grande, e lá para nós ainda existe uma pequena quantidade de ônibus que não tem ar-condicionado. Às vezes a gente deixa de pegar um ônibus que não tem ar-condicionado para pegar o próximo que a gente sabe que vai ser com ar-condicionado. Isso em uma cidade turística onde tem calor é muito importante”, explicou.

Para os visitantes, a experiência vai além do transporte: trata-se de vivenciar uma cidade que valoriza a qualidade de vida, respeita o meio ambiente e promove a inovação como parte do cotidiano. Esse conjunto de fatores contribui para que Aracaju se consolide como referência em turismo sustentável no Nordeste.

A esposa de Altivo de Oliveira, a atendente bancária Alessandra da Silva, considera que destinos sustentáveis são mais atrativos para os turistas. “Você pensar em uma cidade pensando na natureza, pensando nessa questão de poluição, acho que é importante sim. Em São Paulo também já tem algumas frotas, são poucas ainda, mas eu acho importante”, disse.

As ações promovidas pela Prefeitura reforçam o conceito de turismo inteligente, no qual o uso da tecnologia se alia à preservação ambiental e à melhoria da experiência do visitante. Em Aracaju, esse modelo ganha força com a adoção de ferramentas que reduzem impactos ambientais e tornam o deslocamento pelos pontos turísticos mais atrativo.

A integração dessas alternativas de mobilidade sustentável favorece também a competitividade do destino. Em um cenário no qual turistas estão cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental, cidades que oferecem soluções limpas e inovadoras se destacam no mercado nacional e internacional.

O secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, destaca que as iniciativas fazem parte de uma visão estratégica da gestão. “Aracaju tem buscado alinhar desenvolvimento turístico com responsabilidade ambiental e inovação. Essas ações mostram que é possível oferecer uma experiência agradável ao visitante, ao mesmo tempo em que cuidamos da cidade e garantimos qualidade de vida para quem vive aqui. Essa combinação fortalece nossa posição como destino moderno e sustentável”, afirmou.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mais de 1,1 mil municípios entram no sistema de inspeção de alimentos em três anos

    Mais de 1,1 mil municípios foram integrados ao Sistema Brasileiro [...]

  • Nove meses de gestão: Emurb consolida sua missão como agente transformador da capital com obras em todas as áreas

    Nos últimos nove meses, a Empresa Municipal de Obras e [...]

  • Roadshows em Minas Gerais e São Paulo ampliam visibilidade de Sergipe no turismo nacional

    Uma série de roadshows foi realizada em Minas Gerais e [...]

  • Sociedade de Reumatologia defende mais centros de infusão no SUS

    Desde 2003, Fernando Henrique dos Santos, 42 anos, sofre com [...]

  • Sergipe tem previsão de chuvas e ventos intensos para o final de semana

    O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia [...]