A Segundona, promovida pelo Programa de Aprendizagem Aprendiz Integrado, chega a sua 2.ª edição, no dia 8 de agosto, no Teatro Atheneu. Além de palestras motivacionais, conversas sobre o mundo corporativo e atrações culturais, esta nova edição conta com concurso para assistir ao show de DJ Alok, no Rio de Janeiro.
O concurso é resultado de um convite do governo do estado do Rio de Janeiro ao Programa de Aprendizagem Aprendiz Integrado por sua atuação positiva na vida de centenas de jovens. Criado em Sergipe, em 2018, o programa, hoje, atua também nos polos das cidades de Três Rios, Comendador Levy Gasparian e diversas comunidades da capital do estado fluminense.
“Esses jovens vão participar do show do Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, com a participação do DJ Alok. Instituído pela ONU, o Dia Internacional da Juventude tem por objetivo dar visibilidade às necessidades dos jovens, como a educação, a segurança, o respeito e o emprego”, disse a coordenadora nacional do Aprendiz Integrado, a doutora em Educação, Mafra Meris.
O programa oferece três vagas para os representantes de Sergipe, que vão ao Rio de Janeiro participar do show, com todas as despesas pagas.
Incentivo
Segundo a coordenadora Mafra Meris, essas ações visam incentivar o jovem a não desistir da aprendizagem profissional e da sua busca pelo primeiro emprego. “O Programa Aprendiz Integrado tem uma metodologia própria e prepara esse jovem não só para o seu ofício, mas também cria condições para ele desenvolver diversas habilidades e competências. O concurso é uma forma de motivá-los a buscarem sempre o melhor”, explica.
Após o sucesso da 1ª edição da Segundona, foi necessário aumentar o número de horas desta segunda edição: de 8h para 12 horas de aprendizagem. Polos do interior e da Grande Aracaju também devem participar do evento. O público será dividido em duas turmas diferenciadas (matutina e vespertina) e, à noite, será a vez dos pais dos aprendizes.
O Aprendiz Integrado oferece aprendizagem profissional e facilita a inserção de jovens, entre 14 e 24 anos, no mercado de trabalho, através do sistema de cotas, garantidos pela Lei do Aprendiz (10.097). O programa é gratuito tanto para os jovens como para as empresas parceiras.
Quem pode participar?
Jovens, de 14 a 23 anos, que participaram da primeira edição da Segundona, realizada no dia 18 de julho, aprendizes e seus responsáveis, novos inscritos no programa Aprendiz Integrado, através do link @ aprendizintegrado. As inscrições são gratuitas. As vagas são limitadas.