Chegaram dois lotes dos imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer para primeira e segunda doses

A Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribui nesta quinta-feira, 22, com os 75 municípios sergipanos as 95.620 doses da vacina contra a Covid-19, recebidas do Ministério da Saúde nesta semana. Chegaram dois lotes dos imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer para primeira e segunda doses, como informou a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, salientando que a SES optou em fazer a distribuição para os municípios em uma única remessa.

“Hoje estamos entregando mais de 61 mil vacinas para serem aplicadas como primeira dose e mais de 33 mil, para a segunda aplicação. Nessa pauta, Sergipe consegue avançar em duas faixas etárias, alcançando as idades de 39 e 40 anos, bem como as lactantes com filhos nascidos em janeiro deste ano”, disse Ana Lira, reforçando que o norteador para definição da cota de vacinas que cabe a cada município é Censo 2010, do IBGE. “Sabemos que está defasado, são 11 anos de realizado, mas seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde”, completou.

Quanto ao fato de alguns municípios terem avançando mais que outros nas faixas etárias, ela disse que a explicação está na diferença do volume populacional dos grupos prioritários, por quem começou a vacinação. “Trabalhamos com várias categorias, a exemplo dos profissionais de saúde e de educação, caminhoneiros, idosos, pessoas com comorbidades, quilombolas, que apresentam realidades diferentes em cada município no que diz respeito ao número de pessoas. Então, com a imunização dos prioritários há uma queda de demanda nas faixas etárias”, salientou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura adquire equipamentos de alta tecnologia para recuperação da malha viária da capital

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Sergipe ganha novo prêmio de combate à desigualdade e empreendedorismo e consolida novo modelo de desenvolvimento social

    Sergipe voltou a ganhar protagonismo nacional nas políticas de inclusão [...]

  • Câmara aprova fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho

    A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em [...]

  • Prefeitura participa da inauguração da primeira etapa do Complexo Viário Maria do Carmo Alves

    A Prefeitura de Aracaju participou, nesta quarta-feira, 27, da solenidade [...]

  • Centrão tenta derrubar transição de 60 dias para fim da escala 6×1

    Os partidos do chamado centrão, que reúne coligações da direita [...]