O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), já entregou mais de 1.800 toneladas de alimentos no estado na última edição. Com o propósito de que mais agricultores familiares e beneficiários tenham acesso à política pública, a Seasic lançou na tarde da última quinta-feira, 7, no auditório da sede da secretaria, dois editais do programa: convocação de agricultores familiares para fornecimento de alimentos, e credenciamento de entidades socioassistenciais.

A secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que com o novo edital, o Governo do Estado reforça o seu compromisso na execução do programa federal com responsabilidade e ações efetivas no combate à fome.

“O PAA é um programa que tem sua importância reconhecida para os agricultores e entidades beneficiadas. Por isso buscamos sempre executar nossas parcerias com o Governo Federal com responsabilidade, para que mais recursos cheguem ao nosso estado. A gestão tem o propósito em fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e as entidades, para que nossos produtos de qualidade sejam cada vez mais reconhecidos”, ressaltou.

Na ocasião do lançamento, a Seasic proporcionou uma apresentação especial dos editais ao público presente composto por agricultores e representantes de organizações de agricultura familiar, bem como de entidades socioassistenciais.

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean/SE), Carivalda Ribeiro Sousa, destacou que o Governo do Estado tem avançado bastante com ações e políticas públicas de relevante importância no combate à fome e na garantia da segurança alimentar da população. “O PAA é uma importante política que traz igualdade social, e possibilita aos agricultores familiares adquirirem recursos, valorizando o que vem da natureza com qualidade”, frisou.

Já a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva (DSAN), Sabrina Oliveira, explicou que o novo edital possibilita que produtores de norte a sul do estado possam se integrar ao PAA, com destaque que na atual chamada pública às comunidades tradicionais, quilombolas, povos indígenas e demais povos.

Ainda no evento de lançamento dos editais, assistidos pelas entidades socioassistenciais que integram à rede credenciada ao PAA receberam uma cesta de alimentos.

Sobre o PAA

Atualmente, cerca de 157 entidades assistenciais e mais de 21 mil famílias são beneficiadas pelo programa, o que corresponde a aproximadamente 84 mil pessoas que recebem alimentos oriundos do PAA. Desta forma, além de fortalecer a agricultura familiar e estimular a geração de emprego, ele também fomenta o crescimento socioeconômico e desenvolve a economia local, pela compra e distribuição dos itens cultivados pelos produtores do estado.

Os editais estão disponíveis no site da Assistência Social, e podem ser consultados neste link.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Poupança tem mais saques que aplicações em novembro

    As retiradas da poupança, em novembro, superaram as aplicações em [...]

  • Entenda os próximos passos do acordo do Mercosul com a União Europeia

    Após mais de duas décadas de negociações, o Mercosul e [...]

  • Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

    O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (6) o Protocolo [...]

  • Simples Nacional: prorrogado até 31 de janeiro prazo para regularização de dívidas

    Os empresários terão um tempo a mais para a regularização [...]

  • Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

    A hora trabalhada de uma pessoa branca vale 67,7% mais [...]