No último dia 02 de fevereiro o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, sancionou o Projeto de Lei 474/2023 aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o qual declara a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Vitória”, localizada no município de São Cristóvão, como ‘Bem de Interesse Cultural’. De autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP), este templo católico é apontado por historiadores como o primeiro erguido na menor Unidade Federativa do país, tendo sua construção iniciada no ano de 1637, e finalizada em 1645, período de domínio Holandês. Paralelo ao período de sua projeção e efetivo modelamento arquitetônico, o espaço abrange fatos históricos paralelos.

Dedicada à mãe de Deus, Nossa Senhora da Vitória, o texto protocolado pelo parlamentar destaca que a paróquia foi palco de ataques intensos, tendo em vista que a cidade serviu de sede e base para guerrilhas portuguesas. Com 415 anos de existência, a igreja foi elevada ao título de Paróquia Santuário por dispor de uma forte influência religiosa e social. Posicionada no sítio histórico da cidade mais antiga do estado de Sergipe – e uma das mais antigas do Brasil –, o templo é peça fundamental no turismo religioso. De acordo com Neto Batalha, a aprovação e sanção do PL, trata-se de um movimento importante para a manutenção da história do povo sergipano.

“A Paróquia exerceu e exerce até hoje demasiada influência religiosa, cultural e social sobre todo o território e sociedade sancristovense, visto que sempre teve como uma das suas missões divinas o trabalho missionário e pastoral, ofertando saúde e educação à toda população, sendo criado, inclusive, o Centro Social Santa Clara. O Centro Social Santa Clara funcionava nas dependências da sede paroquial, bem como em suas comunidades adjacentes, ofertando cursos diversos à toda população que se encontrava em vulnerabilidade social e econômica no Município de São Cristóvão, a exemplo de corte e costura, escolas radiofônicas, bordados à mão e arte culinária”, destacou.

O decreto assinado por Fábio Mitidieri, em ato oficial de aprovação e sanção do texto, foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado. Disponível no ícone Aleselegis, o Projeto de Lei 474/2023 pode ser conferido na íntegra. Para ter acesso rápido e fácil, basta clicar AQUI.

 

Foto capa: Prefeitura de São Cristóvão

Foto Neto Batalha: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Obra de ponte em Muribeca ultrapassa dois anos e segue [...]

  • Pagamentos do 13º e folha de dezembro da Prefeitura injeta mais de R$ 123 mi na economia de Aracaju

    O pagamento antecipado da segunda parcela do décimo terceiro salário, [...]

  • Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

    O lançamento do foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, [...]

  • Ricardo Sá consolida trajetória na sonorização de grandes produções musicais

    A excelência técnica na sonorização de grandes espetáculos tem nome [...]

  • Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

    O cuidado diário com o controle da glicemia ganhou um [...]