No último dia 02 de fevereiro o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, sancionou o Projeto de Lei 474/2023 aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o qual declara a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Vitória”, localizada no município de São Cristóvão, como ‘Bem de Interesse Cultural’. De autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP), este templo católico é apontado por historiadores como o primeiro erguido na menor Unidade Federativa do país, tendo sua construção iniciada no ano de 1637, e finalizada em 1645, período de domínio Holandês. Paralelo ao período de sua projeção e efetivo modelamento arquitetônico, o espaço abrange fatos históricos paralelos.

Dedicada à mãe de Deus, Nossa Senhora da Vitória, o texto protocolado pelo parlamentar destaca que a paróquia foi palco de ataques intensos, tendo em vista que a cidade serviu de sede e base para guerrilhas portuguesas. Com 415 anos de existência, a igreja foi elevada ao título de Paróquia Santuário por dispor de uma forte influência religiosa e social. Posicionada no sítio histórico da cidade mais antiga do estado de Sergipe – e uma das mais antigas do Brasil –, o templo é peça fundamental no turismo religioso. De acordo com Neto Batalha, a aprovação e sanção do PL, trata-se de um movimento importante para a manutenção da história do povo sergipano.

“A Paróquia exerceu e exerce até hoje demasiada influência religiosa, cultural e social sobre todo o território e sociedade sancristovense, visto que sempre teve como uma das suas missões divinas o trabalho missionário e pastoral, ofertando saúde e educação à toda população, sendo criado, inclusive, o Centro Social Santa Clara. O Centro Social Santa Clara funcionava nas dependências da sede paroquial, bem como em suas comunidades adjacentes, ofertando cursos diversos à toda população que se encontrava em vulnerabilidade social e econômica no Município de São Cristóvão, a exemplo de corte e costura, escolas radiofônicas, bordados à mão e arte culinária”, destacou.

O decreto assinado por Fábio Mitidieri, em ato oficial de aprovação e sanção do texto, foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado. Disponível no ícone Aleselegis, o Projeto de Lei 474/2023 pode ser conferido na íntegra. Para ter acesso rápido e fácil, basta clicar AQUI.

 

Foto capa: Prefeitura de São Cristóvão

Foto Neto Batalha: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Brasil e Fifa lançam a marca da Copa do Mundo Feminina 2027

    A Fifa lançou oficialmente no domingo (25) a marca e [...]

  • CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva

    Começa nesta segunda-feira (26) o período para interposição de eventuais [...]

  • Parque da Sementeira é destaque em programa especial de verão da Rede Globo

    O Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins, na zona [...]

  • Seasic leva Programa Cisternas a Pedra Mole e garante acesso à água no semiárido sergipano

    A água que chega muda rotinas, fortalece a produção e [...]

  • Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

    O Brasil segue em primeiro lugar no ranking de países que mais [...]