A presença de fiéis com mais de 60 anos não é recomendada

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), voltou hoje (28) a receber os fiéis presencialmente na basílica nova, após mais de quatro meses sem a presença de devotos. Desde o início da quarentena em razão da pandemia de covid-19, as atividades religiosas do santuário eram feitas sem público e transmitidas pelos meios de comunicação da Rede Aparecida. A basílica velha permanecerá fechada.

Segundo nota do santuário, a retomada das atividades presenciais é baseada nas normas e nos protocolos sanitários do governo do Estado de São Paulo e nas orientações litúrgico-pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre outras ações obrigatórias adotadas no local estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos e dos ambientes comuns. Será permitida a permanência de duas pessoas sentadas por banco na basílica, uma em cada ponta, totalizando 1000 pessoas por celebração.

O santuário não recomenda a participação presencial nas atividades religiosas dos seguintes grupos de pessoas: que tenham 60 anos ou mais; que apresentem sintomas de gripe, independentemente de alteração de temperatura, ou outro sintoma compatível com a infecção pelo novo coronavírus; que tenham tido contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A realização de romarias para o santuário também está proibida na Basílica de Aparecida. Não há locais para alimentação em funcionamento e não está permitida a realização de churrascos ou confraternizações nos estacionamentos, bosques e no entorno da igreja.

Edição: Aline Leal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Kitty Lima destaca situação da cadela que quase morreu afogada após cair em canal de esgoto

    A Deputada Estadual, Kitty Lima (PSB), destacou, nesta segunda-feira (13), [...]

  • Grupo Disney 2027 abre vagas para sergipanos com roteiro completo em Orlando

    Conhecer os parques de Orlando segue entre os maiores sonhos [...]

  • Movimento no Aeroporto de Aracaju cresce durante período junino e consolida turismo na capital

    O Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, encerrou o mês [...]

  • Como Argentina e Inglaterra chegam à semifinal da Copa do Mundo

    As seleções de Argentina e Inglaterra chegam praticamente com força [...]

  • 65 agentes de Saúde e de combate às endemias são capacitados em Nossa Senhora das Dores

    Curso em Saúde no Trabalho é resultado de um acordo [...]