Por Shirley Vidal

As festas juninas são pura diversão, mas, com elas, várias noites de sono são comprometidas. Além disso, aumenta-se o consumo de bebidas alcóolicas e de comidas gordurosas, o que pode trazer mal-estar e ressaca para os forrozeiros. Para minimizar esses efeitos sintomáticos, são necessários alguns cuidados antes da ingestão de cervejas, destilados e o famoso quentão junino. Como nem sempre a população se atém aos cuidados prévios, é importante manter uma rotina saudável. 

Segundo a nutricionista da rede GBarbosa, Suyan Araújo, a ressaca ainda não tem cura. “Podemos aliviar os sintomas com algumas dicas simples: ingerir muito líquido, fazer refeições leves, tomar banho gelado, beber café e descansar”, explica Suyan.

A nutricionista alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos para curar a ressaca e manter a disposição durante todos os dias das festas juninas. 

Confira 13 alimentos que aliviam os sintomas da ressaca:

1 – Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas;

2 – Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea;

3 – Atum e sardinha em lata: ajudam a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool;

4 – Frutas: São boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana que é ótima fonte de potássio e o abacate que regulariza o sistema circulatório. O ideal é consumir in natura.

5 – Massas, bolos e pães: são ricos em carboidratos. Se transformam em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo;

6 – Couve e espinafre: contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado;

7 – Grãos integrais: possuem muita vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos;

8 – Ovo: rico em proteína cisteína, que contém glutationa. Quando o corpo detecta a presença de álcool, produz uma substância tóxica denominada acetaldeído. Em seguida, produz glutationa para evitar intoxicação. Portanto, o ovo é um aliado na cura da ressaca;

9 – Tomate: é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool;

10 – Chás: boldo e carqueja ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar. Gengibre e hortelã é uma dupla interessante para combater o mal-estar alcoólico. Ajudam a diminuir a náusea. Boldo e o chá verde combinados ajudam a desintoxicar o fígado. É só aquecer a água e fazer a infusão. Como um dos efeitos do consumo de álcool é o inchaço e a retenção de líquidos, o hibisco pode contribuir para eliminar o líquido. Use a versão desidratada da flor para preparar um refrescante chá gelado.

11 – Isotônicos caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal – 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá);

12 – Saladas e grelhados: Para metabolizar o álcool ingerido coma alimentos leves, como saladas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool;

13 – Alecrim e pimenta-vermelha: são bons para aliviar a dor de cabeça. Prepare uma sopa de legumes e use o alecrim e a pimenta-vermelha como temperos.

De acordo com a nutricionista é recomendável evitar alimentos processados.Eles contém carboidratos refinados como açúcar, farinha branca e corantes. Além de favorecer a intoxicação do corpo, estes alimentos ainda podem aumentar os sintomas da ressaca”, alerta a especialista.

Para manter o compasso do forró com disposição, pode-se ainda incrementar sucos nutritivos que hidratam e ajudam a aumentar a resistência física e a imunidade. Com ingredientes fáceis de encontrar, baratos e ricos em vitaminas e sais minerais, as bebidas podem ser servidas até sem coar, para aproveitar as fibras dos alimentos.

As bebidas levam abacaxi, laranja, limão, água de coco, beterraba, cenoura, gengibre e hortelã. O suco rosa, à base de beterraba, cenoura, água de coco, suco de limão, laranja e gengibre, é considerado uma potência. A beterraba possui muitas vitaminas e minerais. A cenoura é rica em betacaroteno, que protege a pele dos raios UV e combate os efeitos do envelhecimento. O gengibre é antioxidante, acelera o metabolismo e dá aquele gostinho refrescante. 

Aprenda ainda a fazer um suco antioxidante com limão, laranja e melão, adoçado com mel. Prepare também, com água de coco, limão, abacaxi, hortelã e gengibre, um espanta ressaca, que vai aliviar os efeitos das noites juninas, ajudando a recuperar a disposição.  

Confira as receitas:

Suco Rosa

À base de beterraba, que dá a tonalidade rosada, vai deixar o organismo super-hidratado e ajudar a manter o pique da folia. O modo de fazer é fácil, basta bater no liquidificador 3 copos de água de coco, o suco de um limão, meia cenoura, meia beterraba, o suco de uma laranja e um pedacinho de gengibre. Melhor beber sem coar para aproveitar as fibras dos alimentos e bem gelado!

Limão, laranja e melão

Ingredientes que dão muita energia, são antioxidantes, refrescantes e hidratantes. Para preparar, corte 1 fatia de melão sem sementes, acrescente o suco de 1 limão e de uma laranja e bata no liquidificado com gelo. Prefira adoçar com mel que também dá energia e alegria!

Espanta ressaca

Com o suco de 1 limão, 2 rodelas de abacaxi, 1 pedacinho de gengibre, algumas folhas de hortelã e 1 copo de água de coco batidos no liquidificador, a ressaca vai embora. A bebida ajuda a hidratar e desintoxicar o organismo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Institutos federais pedem R$ 1 bilhão para alimentação de estudantes

    Reitores de institutos federais, Cefets e do Colégio Pedro II [...]

  • Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom [...]

  • Pacientes não conseguem marcar exames em UBSs de Aracaju, comprova Ricardo Marques

    O vereador Ricardo Marques (Cidadania), apresentou durante uma sessão da [...]

  • FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

    O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira [...]

  • Sistema de transporte intensifica fiscalização sobre o uso indevido dos cartões de gratuidade

    Desde o lançamento da campanha de biometria facial, o setor [...]