O relator da medida provisória do Programa Minha Casa, Minha Vida (MP 1.162/2023), deputado Marangoni (União-SP), afirmou ontem (4) que deve incluir em seu parecer medidas para garantir a melhoria de moradias já existentes. O alvo são construções precárias, principalmente nos bairros de periferia.

A MP incluiu a melhoria habitacional entre os objetivos da nova versão do Minha Casa, Minha Vida, mas Marangoni disse que isso pode ser mais detalhado no texto a ser apresentado.

“O déficit qualitativo é três vezes maior do que o déficit quantitativo. Não tem como a gente hoje não contemplar no texto da medida provisória as melhorias habitacionais. Seria fechar o olho talvez para o problema mais grave que temos hoje, que são os domicílios rústicos, improvisados”, disse.

O relator participou nesta quinta-feira (4) de audiência pública promovida pela comissão mista que analisa a medida provisória. A comissão é presidida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que defendeu o programa lançado pelo governo federal.

“Talvez um dos maiores pecados que se cometeram nos últimos anos neste país foi ter desidratado ou praticamente extinto um programa habitacional de tamanha envergadura, de tamanha necessidade para o povo brasileiro”, disse Braga.

Assistência – A fala do relator ocorreu após a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Nadia Somekh, sugerir a inclusão das medidas da Lei de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis), de 2008, na MP. Entre outros pontos, a lei garante a famílias de baixa renda direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. “Existe um déficit habitacional, mas existem carências habitacionais”, disse Somekh.

Segundo ela, 82% das habitações no Brasil são feitas sem arquiteto ou engenheiro.

 

 

Fonte: Agência Senado

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses

    O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como fator de [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Governador muda agenda para prestar solidariedade a vítimas de acidente [...]

  • Parceria com setor privado quer reduzir tempo de espera no SUS

    O Ministério da Saúde vai estabelecer parcerias com a rede privada de [...]

  • Sergipe ganha nova área de proteção ambiental Serra da Miaba II em Campo do Brito

    Na última sexta-feira, 25, foi sancionada e promulgada a Lei Municipal [...]

  • Maurício Maravilha denuncia transtorno causado por obra da Deso aos moradores do José Conrado de Araújo

    Demonstrando grande preocupação com a situação dos moradores, o vereador [...]