A publicação de livros impressos e digitais a partir do projeto editorial da Secretaria de Estado da Educação, continua recebendo propostas para submissão até o dia 2 de julho. Os trabalhos devem ser produzidos por estudantes, professores ativos e aposentados, profissionais de gestão, bem como pesquisadores em geral envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da educação básica sergipana. As inscrições podem ser realizadas no portal do Programa Editorial da Seduc. As informações estão expressas no Edital nº 08/2023.

Segundo o coordenador da Editora Seduc, professor Sidiney Menezes, para participar do processo seletivo as propostas para publicação de livros devem ser submetidas em conformidade com as normas estabelecidas para cada uma das cinco categorias: Estudantes e professores (as): protagonistas da educação; Profissionais de gestão: planejamento da educação; A memória de Sergipe: através de nossas histórias; Recursos didáticos: suporte para a educação; e, Educação inclusiva: a autoria de estudantes com deficiência.

“É importante observar o edital, identificar a coleção em que a proposta do livro se encaixa, e observar o enquadramento formal. O que orientamos é que leiam e no próprio edital consta o formulário de submissão. Vai preencher todos os dados e encaminhar ao conselho editorial da Seduc”, explica Menezes.

O edital visa ainda o cumprimento ao Plano Estadual de Educação de Sergipe (PEE-SE) em sua proposta de apoiar a publicação e divulgação de obras culturais e artísticas sergipanas. Os kits de obras impressas são distribuídos para todas as bibliotecas escolares da rede estadual de ensino e demais instituições públicas de gestão da informação. Já os títulos em e-book do acervo digital podem ser baixados, gratuitamente, através do link: https://editora.seduc.se.gov.br/

Democratizando a cultura sergipana

Através da Editora Seduc, 147 obras já foram publicadas, num total de 182.867 exemplares impressos. A primeira leva foi com o edital 21/2021, por meio do qual 45 obras literárias e científicas inéditas produzidas por alunos e professores foram selecionadas e impressas. Foram impressos 1.119 exemplares de cada uma dessas obras, num total de 50.355 unidades. Desse total, 10% ficaram com os autores, e o restante foi distribuído nas escolas da rede estadual.

No ano passado, a Editora Seduc lançou o Edital 13/2022, por meio do qual foram selecionadas 102 obras produzidas, majoritariamente, por estudantes e professores das redes públicas estadual e municipal do território sergipano. Foram impressos 1.312 exemplares de cada, num total de 132.512 unidades.

“Neste terceiro ano consecutivo do empreendimento, a Editora Seduc busca tornar ainda mais acessível a possibilidade de publicação de obras culturais, artísticas e científicas, garantindo assim uma efetiva democratização da cultura sergipana. Neste sentido, a expectativa é de que a adesão da comunidade escolar ao processo seletivo se amplie”, conclui o coordenador da Editora Seduc.

Confira o calendário do edital:

● Lançamento do Edital – 27/03/2023
● Período para submissão das propostas – 27/03/2023 a 02/07/2023
● Período de avaliação das propostas submetidas – 27/03/2023 a 06/08/2023
● Divulgação dos resultados no portal da Seduc – 04/09/2023
● Período para interposição de recurso – 05/09/2023 a 07/09/2023
● Divulgação dos resultados dos recursos no portal da Seduc – 13/09/2023
● Divulgação do resultado final no portal da Seduc – 15/09/2023

 

Fonte: Ascom/Seduc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]