A Páscoa é um período em que a procura por peixes aumenta significativamente, motivada pelos tradicionais preparos alimentícios da Semana Santa. Para atender a essa demanda, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta quarta-feira, 16, a 6ª edição da Feira de Pescados, na praça Hilton Lopes, situada entre os mercados centrais. A programação segue até esta sexta-feira, 18.
Durante os três dias, a feira garante uma ampla variedade de pescados e frutos-do-mar, como ostras, sururu e camarão, ideais tanto para a celebração da data festiva quanto para o consumo cotidiano. Com 80 bancas organizadas na praça, os consumidores podem adquirir os produtos das 6h às 14h. Na sexta-feira, o funcionamento será encerrado às 12h.
O diretor de Espaços Públicos (Direpa) da Emsurb, Bertulino Menezes, destacou as principais ações executadas para garantir a estrutura, segurança e higienização da tradicional feira.
“O planejamento prévio proporcionou mais segurança aos comerciantes. Estão disponíveis 80 bancas na praça Hilton Lopes, 40 no Bugio, 20 no bairro América e outras 20 no Santos Dumont, totalizando 160 pontos de venda”, explicou.
O diretor acrescenta que, além das equipes fixas compostas por cerca de 30 agentes, foram disponibilizados 20 contentores para o descarte correto dos resíduos, estrategicamente distribuídos. Também foram instalados lavatórios, pontos de iluminação, e, ao final das atividades, será realizada a lavagem dos espaços utilizados.
A comerciante Lidiane dos Santos Pinheira compartilha o entusiasmo com a feira e reforça a tradição familiar no ramo. “A gente tem que ter educação e respeito. O nosso trabalho é feito com amor. Gostamos de comercializar, e essa organização ajuda muito no fluxo de pessoas”, afirma, entre os chamados aos clientes com seu conhecido bordão: “Ainda tem peixe, chega pra loja!”.
Para o consumidor de pescado, Warley Franklin Diaz , 44, o costume de adquirir o peixe na semana santa virou hábito. “Toda a minha família me aguarda com sacolas de pescada amarela e organização deste ano me atraiu de uma forma diferente, tudo muito bonito, está mais organizado, com preço e garantia de um prato saboroso durante a semana”,disse ele sem poupar elogios.
Além da feira situada entre os mercados centrais, a comercialização de pescados também ocorre nos bairros América, Bugio e Santos Dumont.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Balança comercial sergipana tem superávit de US$ 38,8 milhões em 2025

    A balança comercial sergipana registrou saldo positivo de US$ 38,8 [...]

  • Ano eleitoral não é desculpa para interrupção de políticas públicas, avalia especialista

    A cada quatro anos, tudo se repete. A afirmação é [...]

  • Instituto Nova Essentia em Aracaju une obesidade e saúde mental em cuidado integrado

    Foi inaugurado em Aracaju o Instituto Nova Essentia, o primeiro [...]

  • Comissão organizadora do Prêmio Olho Vivo anuncia os eleitos ‘Melhores de 2025’

    Após muitas expectativas do público e indicados, a comissão do [...]

  • Jornada Pedagógica 2026: momento de encontros dos que fazem a Educação de Aracaju

    A abertura da Jornada Pedagógica 2026, evento que marca o [...]