A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou, nesta quarta-feira, 25, no Aracaju Parque Shopping, oficina de planejamento estratégico direcionada à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef). A ação integra o ciclo iniciado no início da gestão, com foco na construção do banco de projetos para os próximos quatro anos.

O encontro teve como objetivo alinhar as prioridades da pasta às diretrizes do Plano de Governo, garantindo que suas propostas passem a compor o banco de projetos da gestão. Após essa primeira etapa, a Semdef ficará responsável por organizar suas iniciativas no Termo de Abertura de Projeto (TAP), para que em seguida sejam definidas metas e indicadores.

Assessora técnica e coordenadora do Planejamento Estratégico da Segov, Danúbia Oliveira explica que este momento é fundamental para a formulação de estratégias que oportunizarão diversos serviços, melhorias e benefícios para a população. “Estamos aqui nos debruçando para a elaboração do planejamento da Semdef devido a importância de traçarmos os projetos e objetivos que vão compor a gestão, e construirmos metas do plano de governo que precisam ser cumpridas e entregues à população. Por isso é tão importante a gente fazer esse planejamento, já que é a partir dele que as ações são executadas”, explanou.

A equipe técnica da Segov apresentou a metodologia aplicada nas demais secretarias municipais, oferecendo suporte para que a Semdef estruture seus próprios projetos e metas. Como a secretaria foi criada posteriormente, não participou dos primeiros ciclos de atividades e, com a oficina, passou a integrar de forma efetiva o processo de planejamento estratégico da administração municipal.

Secretário da Semdef, Antonio Luiz dos Santos afirma que a prefeita Emília Corrêa acertou em desenvolver essa metodologia de planejamento estratégico. “Há décadas, o Brasil e o mundo só crescem planejando. Você não pode medir e mensurar nada que não se planeja. Então, esse primeiro encontro aqui com a equipe de planejamento da Prefeitura nos deixou muito felizes porque a gente pôde ter acesso às metodologias de planejamento, às melhores práticas e soluções que já estão no mundo da ciência, no saber. Nossa equipe fará bom uso disso para a implementação e a melhoria da qualidade de vida do aracajuano”, pontuou.

Já o coordenador de Desenho Universal da Semdef, Antônio Fonseca, ressalta que a Semdef é uma secretaria nova, mas a participação em iniciativas como esta agrega no uso de técnicas diferentes, competências e avanços. “Este trabalho, realizado junto a Segov, agrega no direcionamento da nossa secretaria e nos faz buscar o melhor para as pessoas com deficiência da capital. Seguiremos realizando reuniões periódicas para discutir ponto a ponto e apresentarmos soluções”, comentou.

A oficina marca o início de uma série de ações que serão realizadas na Semdef para alinhar o fluxo do planejamento na secretaria e integrá-las às metas da gestão.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]

  • Moradores do Prainha e Fibra celebram autorização para obras de infraestrutura e urbanização

    “O barraco balança, mas resiste.” A declaração do pescador Valdisson [...]

  • Conectividade do brasileiro aumenta com expansão da infraestrutura de telecomunicações

    No Dia Mundial das Telecomunicações, as atenções se voltam para [...]

  • Renda do trabalhador sergipano cresce e desemprego recua no primeiro trimestre de 2026

    Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [...]

  • DHPP divulga imagens de suspeitos de homicídio no bairro Coroa do Meio

    A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e [...]