A nova modalidade de policiamento, que será testada por 90 dias, favorece a visibilidade da Polícia Militar no maior cartão postal do estado
Com a finalidade de implementar diciclos elétricos no policiamento turístico de Aracaju, a Polícia Militar de Sergipe promoveu a capacitação especializada para militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). As instruções práticas e teóricas ocorreram nessa quinta-feira, 20, na Orla de Atalaia, Zona Sul da Capital.
De acordo com a comandante do BPTur, tenente-coronel Andreia Santana, a nova modalidade de policiamento, que será testada por 90 dias, favorece a visibilidade da Polícia Militar no maior cartão postal do estado. “Quinze policiais foram capacitados pelo capitão Marques e pelo cabo Ivson, da PM da Paraíba, a fim de realizarmos um patrulhamento mais próximo da comunidade, potencializando a visibilidade do nosso policiamento ostensivo. Então, pretendemos iniciar essa experiência ainda durante o São Pedro, junto ao público que vem curtir os festejos da Orla de Atalaia”, afirmou a oficial.
Durante o período de três meses, a Polícia Militar vai utilizar três Veículos Individuais de Policiamento (VIPs), nomenclatura utilizada pela empresa locadora dos diciclos elétricos. Os equipamentos elétricos são dotados de baterias de lítio, com uma autonomia de 35 a 40 km, com a vantagem de não emitirem CO2.
Segundo o representante da empresa Brmobility, Octávio Augusto, os veículos trazem versatilidade, segurança e inovação para o policiamento, com zero emissão de CO2. “Dependendo do empenho na operação diária, do dinamismo, com paradas, subidas de rampa, bem como a necessidade de uma abordagem ou algo do tipo, o veículo responde a essa utilização. É um veículo inteligente com auto frenagem, ou seja, o policial em cima dele está totalmente seguro, pois quando o operador atinge o limite de velocidade, ele exerce essa auto frenagem”, explicou.
“Vale ressaltar que o policiamento com diciclo já é desenvolvido em alguns estados, como Pará, Paraíba e Paraná, por meio das suas respectivas policias militares, além da Guarda Civil da cidade de Santa Rita do Sul. Nesse sentido, oferecemos uma tecnologia que já foi testada com sucesso na área policial,” destacou Octávio Augusto.
O capitão Helder Marques e o cabo Ivson, que trabalham há mais de 10 anos com diciclos no Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar da Paraíba, foram os instrutores da capacitação de manuseio e abordagem com os veículos elétricos.
Na ocasião, o capitão Marques compartilhou com os policiais sergipanos os benefícios dessa modalidade de policiamento. “Através da nossa experiência em João Pessoa, podemos assegurar que o policiamento com diciclos elétricos é fundamental para garantir mais ostensividade e ação de presença em locais de grande movimentação de turistas e também, para aproximar a população da PM, gerando uma interação muito positiva com o cidadão. Entre outras vantagens, esses veículos acrescentam muita versatilidade ao patrulhamento em regiões de praias, pois se deslocam muito bem na areia da praia, no asfalto ou em calçamentos com pedras, como no caso aqui da Orla de Aracaju”, finalizou.
Fonte: Ascom PM/SE