A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (24) a Operação Déjà Vu, tendo como alvo uma organização criminosa responsável por desviar cerca de R$ 7 milhões da saúde pública do município de Araguaína (TO).

De acordo com a PF, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nos estados de Tocantins e Goiás e no Distrito Federal, com a participação de 90 policiais. Os investigados são suspeitos de fraude em licitação, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.

As investigações tiveram início após uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) ter reunido provas de que o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), que deveria ser uma organização social sem fins lucrativos, na verdade funcionava como uma empresa privada, voltada à obtenção de lucro.

“Após vencer, de maneira fraudulenta, licitações com a Prefeitura de Araguaína (TO) para gerenciamento da saúde na localidade, o Instituto contratava, de forma direta, empresas ligadas aos seus gestores”, informou a CGU por meio de nota.

Entre as fraudes identificadas estão superfaturamento para aquisição de produtos e a “maquiagem contábil”, por meio do registro de gastos genéricos com despesas administrativas e operacionais.

Segundo a CGU, até abril de 2018 o IBGH era responsável pelos serviços de saúde em três unidades: Hospital Municipal (HMA), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro e no Ambulatório de Especialidades Médicas, mediante contrato assinado com prefeitura de Araguaína.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Petrobras produz 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia no 3º Trimestre

    A Petrobras encerrou o 3º trimestre de 2024 (3T24) com [...]

  • PREFEITURA DE ARACAJU – Serviços da Saúde serão alterados nesta sexta e sábado, dias 1º e 2 de novembro

    Devido à transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor [...]

  • Operação da polícia desarticula esquema de fraudes no Banco do Brasil

    Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do [...]

  • Prazo para adesão ao programa Litígio Zero termina dia 31

    Interessados em participar do Programa Litígio Zero têm até as [...]

  • Simples Nacional: saiba mais sobre o regime unificado de tributação

    Todo empreendedor, ao abrir um negócio, deve escolher um regime [...]