Conquista se dá após várias tratativas do governador Fábio Mitidieri com a presidente da estatal, Magda Chambriard

O governador Fábio Mitidieri recebeu a confirmação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que a estatal assinou acordo para reassumir a fábrica de fertilizantes em Sergipe, atualmente Unigel, que estava parada desde 2023 por dificuldades financeiras da empresa. A unidade estava arrendada à iniciativa privada desde 2020, mas, com o acordo, ela volta a ser administrada totalmente pela Petrobras, retomando as operações como Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen).

A conquista se deu após várias tratativas do governador Fábio Mitidieri para o recomeço das operações, em reuniões na sede da estatal, no estado do Rio de Janeiro, e com a Unigel, com a presidente Chambriard. O acordo anunciado nesta sexta-feira estabelece o encerramento das controvérsias contratuais e litígios existentes entre as partes.

“A partir de agora, a Petrobras oficialmente retoma a operação da Fafen, e, até o final do ano, ela volta a produzir fertilizantes. Notícia excelente para o estado de Sergipe nesta sexta-feira, quando abrimos o Arraiá do Povo. Lutamos muito por essa retomada”, comemorou o governador. O acordo da Petrobras também alcança a fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia.

Edital 

O próximo passo da Petrobras será lançar o edital de licitação para contratar serviços de operação e manutenção das fábricas de Sergipe e da Bahia. De acordo com a estatal, a Fafen-SE tem capacidade de produção de 1,8 mil toneladas de ureia por dia e potencial de comercialização de amônia, gás carbônico e sulfato de amônio.

A Fafen Sergipe foi arrendada pela estatal à Proquigel, subsidiária da Unigel e uma das maiores empresas químicas do país, com filial no México, no ano de 2019, mas a produção estava parada desde 2023 por dificuldades financeiras da empresa. A retomada da gestão da Petrobras busca a produção e comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e transição energética. Os fertilizantes nitrogenados são muito usados na agropecuária, setor econômico muito forte no país, que, por esta razão, acaba importando 80% do volume que utiliza na produção agrícola.

Por Habacuque Villacorte, da equipe CinformOnline.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente reúne esforços institucionais para criação de unidade de conservação em Estância

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • “Saúde e soberania não se negociam”, diz Padilha após sanção dos EUA

    Após o governo dos Estados Unidos revogar os vistos de [...]

  • Festa social da Padroeira de Telha acontece neste fim de semana

    O município de Telha, no Baixo São Francisco sergipano, se [...]

  • Polícia Civil deflagra Operação Manhã de Sol em combate a crimes contra o patrimônio em Aracaju

    Na manhã desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil, por meio [...]

  • Revista destaca atrativos turísticos de Aracaju e aponta a capital como a cidade do sol do Nordeste

    A Revista Oeste, em matéria publicada no dia 10 de [...]