Lei municipal proíbe tráfego de veículos na faixa de areia

Trafegar com veículos na faixa litorânea de areia é proibido por lei desde 1993. A lei municipal nº 2.024, de 19 de agosto de 1993, proíbe “o trânsito de veículos automotores, de tração animal, bem como de animais, nas areias das praias situadas no Município de Aracaju, no horário compreendido das 9 às 17 horas”. Apesar disso, muitos motoristas desrespeitam essa lei.

Durante o carnaval, um veículo transitou em uma das passarelas da Orla de Atalaia e fez com que parte dela desabasse. A situação chamou a atenção do fotógrafo Davi Costa, que passou pelo local dias depois. Segundo ele, pessoas que costumam tomar conta dos veículos nas proximidades da praia conhecida como Havaizinho, nas proximidades dos Arcos da Orla, orientavam os banhistas a seguirem por um caminho paralelo de areia.

“Eu não sei se foi a população que interditou a passarela, mas pedaços de madeira foram colocados no início da passarela e o pessoal que toma conta dos carros falava para as pessoas usarem um caminho ao lado para chegarem na praia. Fiquei assustado com a situação, até porque o dano foi bem no meio da passarela”, comentou.

Início da passarela precisou ser interditado

Segundo informações do engenheiro fiscal da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Bruno Oliveira, um veículo, que não foi identificado, trafegou pela passarela e a danificou no último dia 5 (terça-feira de Carnaval).

“Como essa passarela estava em fase de conclusão da reforma que já tinha sido iniciada no início do ano, foi verificado que será necessário fazer pilares e vigas em concreto para sustentar o piso em madeira e o seu guarda-corpo no trecho danificado”, comenta.

Gastos com manutenção da Orla giram em torno de R$ 150 mil por mês

GASTOS COM MANUTENÇÃO

Segundo a Sedurbs, os cofres do Estado destinam mensalmente cerca de R$ 150 mil reais para que sejam realizadas manutenções da iluminação, paisagismo e manutenção da urbanização somente na Orla de Atalaia. Ainda segundo a secretaria, devido a ação de vândalos, a manutenção na Orla precisa ser constante, não só na recuperação de bancos, banheiros e lixeiras, mas também em pinturas, devido às pichações, e a substituição de lâmpadas, refletores e fiação.

SEGURANÇA

Procurada pela reportagem do CINFORM, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou que os agentes de trânsito fazem constantemente fiscalizações na areia da praia de Aracaju para coibir a circulação de carros, motos e outros veículos automotores. Ainda segundo a SMTT, o condutor que for flagrado no local está sujeito a multa. Além dos danos que podem ser causados as construções na faixa de areia, a presença desses veículos coloca em risco a vida dos banhistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretaria de Estado da Saúde abre credenciamento para 20 leitos de UTI pediátricos durante a sazonalidade

    Em razão do aumento na demanda por leitos de Unidade [...]

  • Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa estão entre os mais citados do mundo

    Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa figuram entre os mais [...]

  • Micro e pequenas empresas lideram pedidos de recuperação judicial no Brasil

    Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 132 dos 167 [...]

  • Consulta aos locais de prova do concurso público da Fundação Renascer já está disponível

    Os candidatos inscritos para participar do concurso público da Fundação [...]

  • Preços para a indústria caem 1,29% em maio, quarta redução seguida

    Os preços da indústria nacional registraram queda de 1,29% em [...]