A folia está no ar, mas nem durante o Carnaval a tensão do mundo político está em calmaria! Aqui em Sergipe o ambiente está “pegando fogo” nos bastidores da chapa governista e caberá ao governador Fábio Mitidieri (PSD) decidir com quem irá caminhar nas eleições deste ano: ele terá que rever suas escolhas para o Senado Federal e deverá optar ou pelo ex-deputado André Moura (UNIÃO) ou pelo já senador Alessandro Vieira (MDB).

Os “apostadores de plantão” acreditam que Fábio vai priorizar o seu “01” que é André Moura, que lidera um agrupamento gigantesco pelo interior e que, após mais um ataque bastante agressivo de Alessandro, manteve o equilíbrio, mas estabeleceu que não subirá no mesmo palanque o líder do MDB em Sergipe. Ou seja, para André ser o pré-candidato de Mitidieri ao Senado, Alessandro estará automaticamente “rifado” da chapa majoritária.

É evidente que as exposições nas CPIs em Brasília (DF) deram visibilidade a Alessandro Vieira nos últimos meses, principalmente quando ele assume uma postura de enfrentar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas este é o que chamamos de “votos de opinião”, que eleitoralmente falando representa uma minoria ainda em relação aos votos do eleitorado que acompanha as lideranças municipais, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos.

Apesar de “não morrer de amores” por André Moura, o núcleo mais próximo de Fábio Mitidieri tem a plena consciência da força e liderança política do ex-deputado por todo o interior sergipano e perdê-lo neste momento pode representar um impacto negativo para a base governista, além de fortalecer ainda mais o bloco da oposição que tem o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), como o principal nome para disputar o governo do Estado.

Alessandro Vieira tem o voto de opinião, com maior densidade na Grande Aracaju, mas quando o “jogo eleitoral” começar de verdade, a tendência natural é que os prefeitos e outras lideranças do interior migrem para outros pré-candidatos ao Senado. Ainda mais se, após o término do Carnaval, o senador do MDB receber o “desconvite” de Mitidieri para deixar sua chapa majoritária, abrindo espaço para a chegada do senador Rogério Carvalho e do Partido dos Trabalhadores…

Em síntese, o mundo político sergipano está esperando a “fumaça” que sairá do Palácio dos Despachos nos próximos dias, quando o governador Fábio Mitidieri anunciará se mantém André Moura ou Alessandro Vieira “entre os titulares”, e sobre a definição de quem irá para o “banco de reservas” ao lado do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que tem dito que mantém sua pré-candidatura ao Senado, mas que já não é levado a sério, nem pelos aliados e muito menos pelos adversários…

Veja essa!

A turma dos “Jogos de Azar” está pedindo para as “bancas” adicionarem as opções André Moura e Alessandro Vieira para a escolha de quem permanecerá como pré-candidato ao Senado do governador Fábio Mitidieri. A definição será tomada durante o Carnaval e o anúncio virá em breve…

E essa!

Ainda nesses “Jogos de Azar”, há quem queira a participação do senador Rogério Carvalho na chapa! Dizem que “ele paga bem”; já o ex-prefeito Edvaldo Nogueira parece correr bem por fora. Na “linguagem esportiva”, nas cotações de apostas, ele seria hoje a “zebra”. Que fase…

Edvaldo e a Maranhão I

Falando em Edvaldo Nogueira, este colunista quase não acredita quando viu sua publicação nas redes sociais “ironizando” a gestão da prefeita Emília Corrêa, sinalizando que as obras da Avenida Maranhão, zona Norte de Aracaju, estão “paradinhas”.

Edvaldo e a Maranhão II

A crítica do cidadão comum, pagador de impostos e que precisa da avenida reformada, é até muito bem-vinda! Mas de Edvaldo Nogueira? O homem que mais vezes exerceu o cargo de prefeito de Aracaju? E por que a Avenida Maranhão nunca foi prioridade para ele? Ahh ele não fez a obra e agora quer dizer que é dele! Esse não muda nunca…

Bomba!

Quem pensava que ele tinha saído de cena nas últimas eleições, após a derrota acachapante, eis que o MARKETING DO MAL está de volta e, no modo DESESPERO! Da noite para o dia, a gestão de Itabaiana, do prefeito Valmir de Francisquinho voltou ao centro das atenções e os ataques começaram!

Exclusiva!

Dizem que se conselho fosse bom, não se dava, se vendia, mas como este colunista é teimoso e tem boa fé vai ajudar: essa forma de fazer política (e jornalismo) é atrasada, retrógada e não conquista nada! As redes sociais não toleram mais isso e muita gente boa está jogando uma história no lixo por conta de gente desesperada…

Pegou mal!

A melhor pesquisa de intenção de votos, ultimamente em Sergipe, tem sido os ataques consecutivos e desesperados contra Valmir de Francisquinho. É o mesmo “modus operandi” que fizeram com a prefeita Emília Corrêa e hoje as “viúvas do Poder” vivem num choro sem fim! Algumas coisas são explicitas! E nas redes sociais o desgaste está enorme.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Carnaval e a definição do futuro da chapa governista em Sergipe

    A folia está no ar, mas nem durante o Carnaval [...]

  • EDUARDO CÔRTES – “Municípios não poderão receber esses recursos sem a devida adequação”

    STF decidiu que portais deveriam estar adequados até 1º de [...]

  • Editorial – Como preservar o título de Estado mais seguro sem valorizar as Polícias?

    Este é o questionamento que se tem feito diante de [...]

  • Agronegócio do Brasil tem superávit de US$ 9,2 bilhões em janeiro

    As exportações brasileiras do agro em janeiro de 2026 somaram [...]

  • Detran/SE alerta beneficiários do programa CNH Caminhoneiro sobre novo prazo para coleta biométrica

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) alerta os [...]