A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, a prisão preventiva de dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusados de praticar homicídio, por asfixia, de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba (SE). A decisão foi tomada ontem, 11, quando os ministros negaram o pedido de soltura feito pela defesa dos policiais. Para o STJ, a decisão que decretou a prisão preventiva foi fundamentada, uma vez que tomou como base as informações de que a vítima teria problemas mentais e não ofereceu resistência à abordagem dos policiais.
Ocorrido em maio de 2022, o caso ficou conhecido mundialmente como “câmara de gás improvisada”. Genivaldo foi fechado no porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Antes do assassinato, ele foi agredido, amarrado e posto dentro do veículo.
A defesa recorreu ao STJ depois de ter o pedido negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a quem alegou que os policiais são réus primários e têm bons antecedentes. Além disso, segundo a defesa, não houve notícia de que os agentes interferiram nas investigações durante o tempo em que estiveram soltos, o que afastaria a necessidade da prisão preventiva.
De acordo com o ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do recurso, consta nos autos que os policiais foram avisados pelos transeuntes de que a vítima teria problemas mentais. O magistrado também apontou que há no processo um laudo que indica diversas lesões no corpo de Genivaldo, possivelmente em virtude do uso dos gases na viatura.

Fonte: Portal R7
Foto: Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maurício Maravilha realiza sessão especial em homenagem aos engenheiros na Câmara Municipal de Aracaju

    De autoria do vereador Maurício Maravilha (União Brasil), foi realizada [...]

  • Netinho lança nova música ‘Obrigado, meu Deus’ e emociona público

    Após passar alguns meses focado no tratamento de saúde, o [...]

  • Financiamento climático dobra no Brasil e chega a US$ 67,8 bi

    Um relatório lançado nesta semana pelo centro de estudos Climate [...]

  • Governo do Estado sanciona lei que atualiza benefícios dos profissionais do Samu 192 Sergipe

    O governador Fábio Mitidieri sancionou, nesta sexta-feira, 7, a nova [...]

  • Investe+ Aeroportos: governo quer transformar terminais em centros de desenvolvimento regional

    Os aeroportos brasileiros estão passando por uma transformação. Com o [...]