Em vídeo postado nas redes sociais, ao completar um ano do dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país. Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado ele destacou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”

Lula também postou fotos do Congresso Nacional com projeções de imagens da Bandeira do Brasil e da frase “democracia que nos une”, realizadas na noite desse domingo (7), para marcar a data. As luzes antecederam o encontro chamado “Democracia Inabalada”, que ocorrerá às 15h de hoje no Congresso Nacional.

A cerimônia reunirá os líderes dos Três Poderes, parlamentares, ministros de Estado e representantes de organizações da sociedade. O objetivo é reafirmar a força da democracia e restituir ao patrimônio público os itens depredados e vandalizados durante a tentativa de golpe, quando um grupo de oposição insatisfeito com o resultado das eleições invadiu e depredou as sedes e os símbolos do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Uma série de atos, promovidos por movimentos sociais em todo o país, marcará a data. Para este dia, de relembrar a data em que “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, o presidente Lula convidou os brasileiros a gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”, conclui.

Fonte, Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SUS passa a ofertar tecnologia 100% nacional para detecção do câncer do colo do útero

    O Ministério da Saúde inicia, nesta sexta-feira (15/8), a implementação [...]

  • Políticas para infância e adolescência superam metas no primeiro ano do PPA Participativo

    O primeiro ano de execução do Plano Plurianual (PPA) Participativo [...]

  • Com sistema automatizado, 90% dos beneficiários do INSS estão com Prova de Vida em dia

    Mais de 30,5 milhões de pessoas já estão com a [...]

  • Sergipe recebe nova fábrica calçadista em Nossa Senhora Aparecida na próxima terça, 19

    Na próxima terça-feira, 19, o Governo de Sergipe estará presente [...]

  • Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

    O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do [...]