A deputada estadual Linda Brasil (Psol), recebeu a denúncia de que o município de Maruim não estaria aplicando com transparência os recursos da lei federal de nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. Produtores culturais e fazedores de cultura afirmam que a prefeitura municipal estaria beneficiando alguns grupos em detrimentos de outros no processo de seleção de projetos lançados pelo município.

“Eu espero que o processo de seleção de projetos da Lei Paulo Gustavo seja revisto em Maruim para que todos, sem exceção, sejam contemplados. Que seja um processo transparente e sem indícios de benefícios de um grupo em detrimento de outros. Isso não pode acontecer porque é um dinheiro público, é um dinheiro federal que deve ser usado em um processo transparente como a lei determina”, afirma a deputada.

A parlamentar lembrou ainda que o Governo do Estado também não destinou ainda os recursos para os projetos culturais e que também falta transparência no processo já que o Governo já adiou por três vezes o resultado final dos editais. “Os sucessivos adiamentos atrasam o início dos pagamentos aos proponentes selecionados nos editais, implicam diretamente o cronograma de execução e orçamento inseridos na apresentação dos projetos, assim como as entregas dos produtos à Fundação e, principalmente à população. Esse é um Governo que não respeita a classe artística local”, denunciou a deputada.

 

Lei Paulo Gustavo no âmbito estadual

 

Após o período de inscrições, a FUNCAP alterou por três vezes a divulgação dos resultados e as etapas seguintes. O processo de execução do recurso federal referente à lei federal iniciou no ano de 2023, envolvendo audiências, reuniões, lançamento dos editais, escrita e envio de projetos através de seus proponentes de acordo com um cronograma de execução organizado previamente.

O estado foi contemplado com R$ 54,4 milhões. São R$ 32,7 milhões para projetos a serem executados pelo estado e R$ 21,7 milhões voltados para 75 municípios sergipanos. A intenção do Governo Federal com a Lei Paulo Gustavo é democratizar o acesso à cultura, fazendo com que chegue na ponta, em todos os cantos do país. Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais. A proposta da lei é contemplar toda a diversidade de manifestações culturais e artísticas do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques e Rodrigo Valadares dão início a nova fase do projeto político do PL em Sergipe com participação de Duda Lima

    O projeto político liderado pelo Partido Liberal em Sergipe entrou [...]

  • TCE/SE descarta sobrepreço e confirma regularidade do contrato de compra de ônibus elétricos

    O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe [...]

  • Governo de Sergipe oferta 1.376 vagas de emprego nesta segunda-feira, 22

    A semana começa com boas notícias para quem está em [...]

  • Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

    Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até as [...]

  • 3,7 milhões de jovens brasileiros saem da condição ‘nem-nem’ entre 2019 e 2025

    Entre 2019 e 2025, 3,7 milhões de jovens de 15 [...]