Data reverencia tradições de matrizes africanas e nações do candomblé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (6), a Lei nº 14.519 foi aprovada pela Câmara dos Deputados (como PL 2.053/22) no dia 21 de dezembro de 2022 e encaminhada à sanção presidencial.

A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.

Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Justiça do Trabalho chama atenção para assédio eleitoral

    Com a chegada do período eleitoral, a Justiça do Trabalho [...]

  • Prefeita Emília assina ordens de serviço para obras em 10 praças de Aracaju

    Dando continuidade aos investimentos em infraestrutura urbana e na qualificação [...]

  • Circo Portugal estreia em Aracaju com sucesso de público e sessões esgotadas

    O Circo Portugal Internacional estreou em Aracaju na última sexta-feira [...]

  • Dados para o 6º Relatório de Transparência Salarial começam a ser enviados nesta terça (4)

    Pedro Bolle / USP Imagens Envio de dados é importante [...]

  • STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (3), derrubar [...]