Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, lançou oficialmente a campanha ‘Julho Verde’, alusiva ao mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. A ação inicial contou com a distribuição de botons e folders informativos e orientações aos pacientes e acompanhantes sobre cuidados e prevenção.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente este ano, são estimados 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, entre eles da cavidade oral, tireoide e laringe. Se somados os de pele não melanoma que podem afetar essa região, esse número é ainda maior. Em Sergipe, por ano, são estimados 480 casos na região, além de 2.080 casos de pele não melanoma.

O superintendente do Huse, Roberto Gurgel, destacou a importância da campanha. “É uma iniciativa de extrema relevância, não apenas para mostrar o serviço ofertado pelo Huse que revolucionou o tratamento do paciente com câncer de cabeça e pescoço, principalmente, da cavidade bucal, mas para conscientizar a população sobre os sinais precoces, sobre a importância do diagnóstico precoce, fazendo com que a pessoa não faça cirurgias mutilantes e que fiquem completamente curados em sua vida”, salientou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, se diagnosticado e tratado em fase inicial, há mais de 90% de chances de cura para o câncer localizado nesta região. “Por conta desses índices, enfatizamos a importância de campanhas como o Julho Verde que acontece em todo o país e, em Sergipe, desde o ano passado, o Hospital de Urgências também abraçou a iniciativa. É um mês de prevenção e conscientização para divulgar os sinais e sintomas, além do diagnóstico precoce”, salientou o responsável técnico da especialidade de Cirurgia Cabeça e Pescoço do Huse, Pedro Bittencourt.

Entre os principais sintomas da doença estão nódulo na boca, pescoço ou mandíbula, inchaço ou ferida que não cicatriza em 15 dias, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na região da boca, dificuldade de engolir, problemas na fala, dificuldades e dor ao mexer a boca, além de alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

“É muito importante, diante dos principais sintomas, procurar o atendimento médico. O Centro de Oncologia do Huse também é referência para os casos suspeitos, onde pode ser referenciado diretamente passando pelo Ambulatório de Triagem e, caso confirmado, é tratado no serviço. Se esse paciente foi diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito maior”, frisou o especialista.

Serviço

O serviço especializado voltado para pacientes com câncer de Cabeça e Pescoço tem garantido uma celeridade ainda maior na investigação diagnóstica, após a implantação do Ambulatório de triagem, e no tratamento, com a redução do tempo de espera para consultas, biópsias e cirurgias na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Huse.

Desde que foi ampliado, em abril do ano passado, o serviço avaliou, somente no Ambulatório de triagem, mais de 1.300 pacientes com algum tipo de sinal ou sintoma suspeito para a doença, além de casos com exames diagnósticos.

Programação  

Durante todo o mês, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgências realiza diversas ações de prevenção e conscientização. Entre as iniciativas estão o Workshop interno de Manejo de Traqueostomia, além da disponibilização de exames de ultrassonografias de tireoide para os colaboradores da unidade hospitalar,

Já no dia 26 de julho, no Parque Augusto Franco, em Aracaju, acontecerá o evento de mobilização para a promoção da saúde e bem-estar da população. Na programação, haverá a realização de exame de rastreio como a ultrassonografia cervical, triagem presencial para pacientes com sintomas suspeitos de câncer de cabeça e pescoço, avaliação nutricional e atividade física, além da distribuição de brindes e panfletos.

Além do Huse, a campanha conta com a realização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto à Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe (UnicapSE) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Oferta de testes rápidos de IST/Aids seguem em julho na Vila do Forró

    Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde [...]

  • CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades; veja blocos temáticos e como escolher cargo

    O edital do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU 2) foi [...]

  • SMTT de Aracaju altera sentido em duas ruas no bairro Luzia a partir de segunda-feira, 7

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Huse lança campanha ‘Julho Verde’ em Sergipe e destaca importância de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências [...]

  • Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses

    Desde o início da semana, crianças com 12 meses de [...]