
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira, 10, a entrega do equipamento para radioterapia ‘acelerador linear’ no Hospital do Câncer de Sergipe, localizado no bairro Capucho, em Aracaju. O equipamento foi viabilizado pelo Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes Sergipe), em parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O acelerador linear é um equipamento de alta tecnologia usado em radioterapia para tratar o câncer e foi adquirido com um investimento de mais de R$10 milhões. O objetivo é ampliar a oferta de sessões de radioterapia, reduzir filas de espera e evitar o deslocamento de pacientes para outros estados.
Conforme a coordenadora-geral do Proredes Sergipe, Socorro Xavier, o novo equipamento representa um salto na capacidade do tratamento do câncer no estado, oferecendo mais precisão, segurança e eficácia para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta entrega é um compromisso cumprido com os sergipanos. Estamos garantindo acesso à saúde de qualidade, com dignidade e tecnologia de ponta, aqui mesmo no nosso estado. É o SUS que funciona e salva vidas”, destacou.
As obras do Hospital do Câncer já atingiram quase 100% de avanço físico, com previsão de início das atividades para o final de 2025. A unidade representa um marco no avanço da saúde pública em Sergipe, pois oferecerá assistência no diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer para a população sergipana.
A unidade contará com uma estrutura ampla e moderna, composta por mais de 200 leitos. Serão 136 leitos de internação hospitalar, distribuídos em dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, dez leitos de UTI pediátrica, 13 leitos de isolamento e 103 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades como oncologia clínica, cirúrgica e pediátrica. O hospital também terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento) e 74 poltronas dedicadas ao setor de quimioterapia, garantindo atendimento completo e humanizado aos pacientes oncológicos.
Fonte, Secom – Estado.