Após o registro de mais um episódio de racismo no futebol no último sábado (17), em amistoso da seleção brasileira contra a Guiné, na Espanha, o Ministério do Esporte publicou, nesta segunda-feira (19), portaria que cria um grupo de trabalho para a elaboração de um plano de ação para combate ao racismo nas áreas de esporte e lazer.

A medida pretende reunir representantes da sociedade, empresas públicas e entidades governamentais indicados pelos Ministérios da Igualdade Racial e Justiça e Segurança Pública. Em 45 dias, o grupo, coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, deverá apresentar proposta de um plano de ação.

Entre as ações que o plano deve conter estão políticas de combate ao racismo, inclusão da população negra nos esportes e formas para estabelecer um diálogo intersetorial para debater o tema.

Racismo

Apesar de ter sido marcado por manifestações antirracistas, o jogo Brasil x Guiné (4 a 1) do último sábado foi precedido por caso de racismo relatado por Felipe Silveira, assessor pessoal e amigo do jogador Vini Jr. Segundo relato de Silveira, após passar pela roleta de entrada no estádio, ele foi abordado por um segurança que teria apontado uma banana  e dito “mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você”.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Joilson Marconne/CBF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe institui carteira de identificação para pessoas com hemofilia

    O Governo de Sergipe sancionou a Lei nº 9.585, que cria [...]

  • STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou [...]

  • Governo de Sergipe discute reestruturação de contratos com a Caixa para otimizar investimentos

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e a secretária de [...]

  • Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

    Em 2024, o Brasil figurou em quinto lugar na lista de [...]

  • Prefeita Emília Corrêa comemora aprovação da Secretaria Municipal das Mulheres

    Com o objetivo de formular, coordenar e executar ações voltadas [...]