O governador Fábio Mitidieri reuniu nesta segunda-feira, 20, o secretário de Estado da Educação (Seed), Zezinho Sobral, e a secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Nunes, para assinar a autorização que cria a comissão responsável pela realização de dois novos concursos públicos voltados para à Educação. Os editais lançados serão para o Magistério e ao cargo de analista educacional. Na oportunidade, também foram discutidas as primeiras etapas da criação da Universidade do Estado de Sergipe (Unese).
O primeiro concurso será voltado ao Magistério, com vagas para professores da educação básica distribuídas por todas as Diretorias Regionais de Educação e Conservatório de Música. O segundo contemplará o cargo de analista educacional, carreira criada pela Lei nº 9.623, em áreas como Gestão Pedagógica, Estatística Educacional, Inovação e Tecnologias Educacionais, e Infraestrutura.
“O último concurso do magistério tem 12 anos. Agora, estamos respondendo a uma demanda da sociedade e da categoria. Melhorar a educação estadual é uma meta nossa. Além das reformas nas escolas e quadras, investimos na climatização em programas como o Sergipe no Mundo e, agora, iremos realizar o concurso”, destacou o governador.
Para o secretário Zezinho Sobral, os anúncios são reflexo do compromisso do governo estadual com o fortalecimento da educação. “É um momento significativo de uma demanda esperada. Os concursos para professor e analista complementam o quadro da Educação, e são os primeiros de uma série que virá em sequência. O governador que mais realizou concurso público mostra o compromisso com a área educacional”, afirmou.
A reunião contou com ainda com a participação do secretário-executivo da Seed, Marcel Rezende, além de técnicos da pasta.
Atualmente, o Governo de Sergipe administra 21 concursos públicos, com cerca de 580 novos servidores nomeados. Sob a atual gestão foram homologados sete concursos, além de nove que estão em andamento e outros quatro que estão em vigência (da gestão passada, com possibilidade de novas convocações).
Universidade
Também foram iniciados na reunião os primeiros debates sobre a criação da Universidade Estadual de Sergipe (Unese), que marcará um avanço histórico para o setor educacional do estado. De acordo com Mitidieri, ela é um compromisso assumido no final de 2024, e que agora começa a se tornar uma realidade.
“A semana começa com boas notícias para a educação. Passamos a manhã discutindo a criação da universidade estadual, um marco que vai transformar o nosso estado. Em breve, traremos mais detalhes à população”, declarou o chefe do Executivo estadual.
Fonte, Secom – Estado.