Na manhã desta terça-feira (16 de janeiro), Aracaju foi palco de um evento histórico para a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho. O seminário promovido pela FUNDAT, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu representantes de 34 instituições públicas, privadas e do terceiro setor de diversas áreas de atuação no auditório da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Com foco na empregabilidade juvenil, o evento discutiu estratégias para fortalecer e ampliar as ofertas de trabalho e garantir que adolescentes de 14 a 17 anos tenham acesso a oportunidades de trabalho e capacitação.

Compromisso com a juventude
Durante a abertura, a presidente da FUNDAT, professora Melissa Rolemberg, destacou a importância do evento para a criação de oportunidades concretas para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Nosso objetivo é conectar empresas, poder público e sociedade civil para garantir que esses jovens tenham acesso à aprendizagem profissional e possam construir um futuro digno e promissor”, afirmou. A presidente do CMDCA, Ulla Ribeiro, reforçou a necessidade de articulação entre instituições para ampliar a inclusão juvenil no mercado de trabalho.

“Precisamos unir esforços para que mais adolescentes tenham acesso ao primeiro emprego, promovendo autonomia, qualificação e desenvolvimento social”, disse.
Impacto e resultados esperados
A audiência contou com a participação de empresas, gestores públicos e especialistas em aprendizagem profissional, que compartilharam boas práticas e soluções inovadoras para a contratação de jovens aprendizes. Além disso, foram apresentadas as metas da FUNDAT para os próximos 100 dias, com ações voltadas à inclusão juvenil no mercado formal de trabalho.

A expectativa é que, após o seminário, novas vagas de aprendizagem sejam abertas em diversos setores econômicos, fortalecendo a economia local e proporcionando mais oportunidades para os jovens sergipanos.

Próximos passos
A FUNDAT seguirá acompanhando a implementação das iniciativas discutidas no evento, promovendo capacitações e parcerias estratégicas para garantir que mais adolescentes tenham acesso ao primeiro emprego de forma digna e qualificada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Projeto de Lei do governo que atualiza benefícios dos profissionais do Samu 192 Sergipe é aprovado na Alese

    Com o objetivo de garantir os direitos dos profissionais do [...]

  • Fredson Navarro faz lançamento do livro ‘O Vagalume’, em Aracaju

    O jornalista Fredson Navarro vai fazer o lançamento oficial do [...]

  • Alexandre Peixe vai comandar ‘Feijoada, Pagode e Axé VIDAM’ no clima do Pré-Caju

    No clima do Pré-Caju, Alexandre Peixe está de volta a [...]

  • Ferreira Costa dá largada à Black Friday com descontos de até 60% e evento de abertura em sua mega loja da Tamarineira, em Recife

    A Ferreira Costa deu início à sua campanha de Black [...]

  • Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

    Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar [...]