Na manhã desta terça-feira (16 de janeiro), Aracaju foi palco de um evento histórico para a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho. O seminário promovido pela FUNDAT, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu representantes de 34 instituições públicas, privadas e do terceiro setor de diversas áreas de atuação no auditório da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Com foco na empregabilidade juvenil, o evento discutiu estratégias para fortalecer e ampliar as ofertas de trabalho e garantir que adolescentes de 14 a 17 anos tenham acesso a oportunidades de trabalho e capacitação.

Compromisso com a juventude
Durante a abertura, a presidente da FUNDAT, professora Melissa Rolemberg, destacou a importância do evento para a criação de oportunidades concretas para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Nosso objetivo é conectar empresas, poder público e sociedade civil para garantir que esses jovens tenham acesso à aprendizagem profissional e possam construir um futuro digno e promissor”, afirmou. A presidente do CMDCA, Ulla Ribeiro, reforçou a necessidade de articulação entre instituições para ampliar a inclusão juvenil no mercado de trabalho.

“Precisamos unir esforços para que mais adolescentes tenham acesso ao primeiro emprego, promovendo autonomia, qualificação e desenvolvimento social”, disse.
Impacto e resultados esperados
A audiência contou com a participação de empresas, gestores públicos e especialistas em aprendizagem profissional, que compartilharam boas práticas e soluções inovadoras para a contratação de jovens aprendizes. Além disso, foram apresentadas as metas da FUNDAT para os próximos 100 dias, com ações voltadas à inclusão juvenil no mercado formal de trabalho.

A expectativa é que, após o seminário, novas vagas de aprendizagem sejam abertas em diversos setores econômicos, fortalecendo a economia local e proporcionando mais oportunidades para os jovens sergipanos.

Próximos passos
A FUNDAT seguirá acompanhando a implementação das iniciativas discutidas no evento, promovendo capacitações e parcerias estratégicas para garantir que mais adolescentes tenham acesso ao primeiro emprego de forma digna e qualificada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Código de Defesa do Contribuinte traz justiça para quem paga imposto, avalia CACB

    O Código de Defesa do Contribuinte, aprovado pela Câmara dos [...]

  • Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, nono mês seguido de alta

    O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo, [...]

  • Governo lança projeto ‘Sergipe Delas – Economia Criativa’ com oferta de qualificações

    Por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as [...]

  • Em nona alta seguida, setor de serviços acumula crescimento de 3,7% até outubro

    O setor de serviços variou 0,3% em outubro, na comparação [...]

  • Maior mutirão da história do SUS, com mais de 61,6 mil cirurgias e exames, ocorre neste fim de semana

    O Governo do Brasil realizará o maior mutirão de cirurgias [...]