Byron diz que foi convidado por Danielle Garcia e por Alessandro Vieira para integrar o MDB 

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

O vereador de Aracaju Sargento Byron recentemente trocou o Republicanos pelo MDB para disputar sua reeleição na Câmara Municipal e em conversa com a reportagem do CINFORM ON LINE ele confirmou seu apoio à pré-candidatura da delegada Danielle Garcia (MDB) para a PMA. Ele fala da relação com o presidente estadual de seu partido, o senador Alessandro Vieira (MDB), e apesar de apoiar um projeto político diferente, faz a defesa e aprova a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) no comando da capital. Byron também faz uma previsão bastante positiva sobre a chapa de vereadores do MDB e destaca alguns de seus projetos no mandato atual. Confira, a seguir, esta breve entrevista:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista o senhor foi eleito pelo Republicanos, mas agora na reeleição optou pelo MDB. Qual a razão para a mudança?

SARGENTO BYRON: Ao longo dos dois primeiros anos de mandato, levantei a bandeira do Republicanos, um partido que acolheu na minha candidatura e acredito que tenha tido uma boa representação no partido. Mas a gente sabe que reeleição é um momento que exige grupamento político. Recebi o convite da delegada Danielle Garcia e do senador Alessandro Vieira para integrar o MDB, que tem construído uma chapa forte com ex-vereadores e lideranças. Neste momento, avaliamos como grupo com possibilidade de permanecermos na Câmara. Além do histórico político e democrático do Partido. Fico feliz em compor uma sigla competitiva e forte.

CINFORM ON LINE: O senhor defende uma pré-candidatura própria do MDB para a PMA? O senhor defende o nome de Danielle Garcia? Por quê?

SARGENTO BYRON: Temos acompanhado várias pré-candidaturas. O MDB tem o nome de Danielle Garcia, que já participou de uma eleição majoritária, foi para o segundo turno. Acreditamos sim que ela pode avançar para candidata e ressalto pelo trabalho executado como delegada, na segurança pública, como secretária da Mulher.

CINFORM ON LINE: No MDB qual é o planejamento de vereadores eleitos em 2024? Vocês apostam que elegem 2, pelo menos? Ou pode fazer mais?

SARGENTO BYRON: Temos uma chapa competitiva com Lucas Aribé, a delegada Georlize Teles, Cabo Didi. Temos potencial sim de fazermos até três nomes para a Câmara de Vereadores.

CINFORM ON LINE: Hoje as pesquisas sinalizam para um 2° turno entre Emília Corrêa e Yandra Moura. Ainda assim o senhor acredita que Danielle Garcia pode surpreender na campanha?

SARGENTO BYRON: Sim. Danielle já era citada nas pesquisas antes de ser pré-candidata, já existia uma intenção de voto. O nome dela pode crescer sim até as definições de chapas.

CINFORM ON LINE: Danielle faz parte do agrupamento liderado por Fábio Mitidieri, que também compõe com Edvaldo Nogueira. Isso não atrapalha a pré-candidatura dela? Não gera uma contradição?

SARGENTO BYRON: O governador, como líder do grupo, deixou que cada partido viabilizasse os nomes possíveis e Danielle entra nesse movimento. Não acredito que seja antagônico porque é uma movimentação de todos os partidos que compõem o grupo.

CINFORM ON LINE: Como tem sido sua relação política com o presidente do MDB, senador Alessandro Vieira? Ele tem sido atencioso com os pré-candidatos?

SARGENTO BYRON: Tenho visto um movimento crescente e agregador do MDB. Já tive algumas conversas com o senador, apresentando propostas, buscando emendas. Tenho visto sim receptividade do senador e disponibilidade para pensar uma Aracaju melhor.

CINFORM ON LINE: Qual a sua avaliação sobre a gestão de Edvaldo Nogueira? Ele cumpriu todas as promessas de campanha?

SARGENTO BYRON: Os resultados dos últimos anos o credenciam para uma boa avaliação. Aracaju é um canteiro de obras, com as contas sanadas para captar investimentos. Melhor que a minha avaliação é a da população que o fez prefeito por quatro mandatos, considerando quando foi vice.

CINFORM ON LINE: Edvaldo honrou os compromissos firmados pelo vereador Byron nas comunidades de Aracaju onde o senhor tem mais atuação?

SARGENTO BYRON: Prezamos pela relação harmônica entre os poderes. O prefeito começou a cumprir os compromissos e esperamos que siga assim no decorrer do ano.

CINFORM ON LINE: E qual a sua avaliação sobre a gestão do presidente Ricardo Vasconcelos na CMA?

SARGENTO BYRON: O presidente Ricardo Vasconcelos é uma grata surpresa. Eu falo surpresa porque é um vereador em primeiro mandato e que já assume a presidência buscando valorizar os servidores da Câmara Municipal de Aracaju, os servidores da própria Prefeitura dialogando com o Executivo para melhoria da qualidade dos serviços, do trabalho dos servidores, a melhoria da remuneração dos servidores da Câmara e dos servidores em geral da Prefeitura Municipal de Aracaju. Avalio muito positivamente a gestão do presidente Ricardo Vasconcelos.

CINFORM ON LINE: Quais as principais ações de seu mandato até agora? O que o senhor destaca?

SARGENTO BYRON: Temos destaque nos projetos de Leis que têm transformado a vida das pessoas, como o projeto que trata do laudo permanente da pessoa com deficiência, que faz com que quem tem filho com deficiência não precise fazer peregrinação com vários profissionais de saúde, traz uma economicidade para as pessoas com deficiência e suas famílias.

Também propomos o protocolo ‘Não se cale’ que trata com muita propriedade de medidas de proteção a mulher em ambientes de lazer na nossa cidade. Para que funcionários desses espaços identifiquem situações de violência, saibam como proceder e como acolher a vítima.

Tem também um projeto que gosto muito de citar e foi aprovado recentemente que é o programa de avaliação oftalmológica nas escolas municipais. Esse projeto traz para o aluno da rede municipal a garantia do atendimento e a possibilidade de não abandonar os estudos por essa dificuldade.

Destaco a atuação nos bairros, com cobrança de melhorias de infraestrutura. O fortalecimento das federações esportivas, por meio de emendas impositivas, e de projetos sociais. Sabemos como projetos sociais ajudam na formação do cidadão em Aracaju.

CINFORM ON LINE: Voltando à PMA, como o senhor avalia a insistência do prefeito Edvaldo Nogueira em apresentar o nome de Luiz Roberto quando as pesquisas seguem sinalizando que negativamente?

SARGENTO BYRON: É totalmente legítimo o direito de o prefeito indicar seu sucessor. Em relação à sinalização das pesquisas, não cabe a mim avaliar a estratégia do prefeito e seu agrupamento. O que sei é que Edvaldo é um político com muita experiência e tem uma equipe reconhecidamente competente.  Devem saber o que estão fazendo.

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, o senhor defende uma chapa entre Danielle e Fabiano Oliveira? Essa chapa pode unificar o grupo?

SARGENTO BYRON: Acredito que essa construção é conjunta. Todos são protagonistas nesse processo e eu seguirei a diretriz de meu partido.

FRASES

“Recebi o convite da delegada Danielle Garcia e do senador Alessandro Vieira para integrar o MDB”

“Aracaju é um canteiro de obras, com as contas sanadas para captar investimentos”

“Danielle já era citada nas pesquisas antes de ser pré-candidata”

“Tenho visto sim receptividade do senador e disponibilidade para pensar uma Aracaju melhor”

“O presidente Ricardo Vasconcelos é uma grata surpresa”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju vai reunir grandes atrações no Samba Brasil neste sábado

    Aracaju vai ser palco de mais uma edição do Samba [...]

  • Prática de karatê melhora desempenho acadêmico dos estudantes da Fanese

    O universo das artes marciais se popularizou, moldando não apenas [...]

  • Influenciadora Vivi Siqueira inicia tratamento vascular com Dr. Fellipe Menezes

    Varizes e microvasos incomodam milhares de mulheres no mundo, não [...]

  • Governo debate oportunidades no setor de petróleo e gás com estudantes da rede pública no evento ‘O futuro do emprego’

    As perspectivas e oportunidades de emprego para os jovens sergipanos [...]

  • Agrese e Agenersa assinam protocolo para fortalecer regulação colaborativa

    A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe [...]