Diná Almeida explica que vem se dedicando a ouvir ainda mais as demandas locais

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line 

Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Diná Almeida (PSB), pré-candidata a prefeita de Tobias Barreto este ano. Na oportunidade ela destaca que pretende promover uma gestão alinhada com o governo estadual e com o governo federal. Ela demonstra preocupação com a saúde no município e lamenta a falta de uma política social e de geração de emprego para os mais jovens. Ela defende mais investimentos em Educação e não descarta uma aliança com o também pré-candidato Kaká Santos (União), mas desde que ela lidere o processo eleitoral. Confira, a seguir, esta entrevista exclusiva:

O VOTO: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: Diná Almeida é pré-candidata a prefeita de Tobias Barreto de fato ou existe alguma possibilidade de recuo? Tem algum receio?

DINÁ ALMEIDA: Sim, sou pré-candidata a prefeita de Tobias Barreto e afirmo categoricamente que não há qualquer possibilidade de recuo. Minha decisão é resultado de um compromisso inegociável com a população, além de uma análise detalhada das necessidades do nosso município. Desde que deixei a Assembleia Legislativa, tenho me dedicado a ouvir ainda mais as demandas locais. Só entende quem está perto, escutando de verdade e com empatia. Estou preparada e determinada a liderar Tobias Barreto rumo a um futuro próspero, com foco em políticas públicas eficazes que beneficiem toda a comunidade.

O VOTO: Você conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri? Ele já se manifestou a respeito da sua pré-candidatura?

DINÁ ALMEIDA: Ainda não tivemos uma conversa direta sobre minha pré-candidatura, mas sei que o governador Fábio Mitidieri está ciente do nosso projeto. Como membro do PSB, partido do vice-governador Zezinho Sobral, eu estou alinhada com as diretrizes e metas estabelecidas pelo governo estadual. O apoio do nosso presidente e vice-governador Zezinho Sobral é um indicativo bastante positivo, e estou confiante de que, conforme avançamos, poderemos contar com um respaldo ainda maior do governo estadual. E considero fundamental construir uma administração que trabalhe em sintonia com os governos estadual e federal, trazendo benefícios tangíveis para Tobias Barreto.

O VOTO: Qual a sua avaliação sobre a gestão do atual prefeito? Qual é a realidade do município de Tobias Barreto?

DINÁ ALMEIDA: Considero a gestão do atual prefeito mediana, Habacuque. Vemos uma ênfase excessiva em festas e publicidade, enquanto problemas graves do município são muito negligenciados. Tobias Barreto enfrenta desafios sérios em várias áreas, como a limpeza pública, que está deficiente, e a saúde, que carece de uma infraestrutura robusta e de políticas efetivas. A realidade do nosso município é de um momento delicado, e essa falta de atenção a tais setores compromete a qualidade de vida da população. Quem mora em Tobias, certamente sabe do que estou falando.

O VOTO: Existe alguma chance de composição com o também pré-candidato Kaká Santos?

DINÁ ALMEIDA: Até o momento, eu não vi nenhuma declaração oficial de Kaká Santos sobre sua pré-candidatura. No entanto, estou aberta ao diálogo e à construção de alianças que sejam benéficas para Tobias Barreto. Benéficas de verdade, pelo coletivo, não por interesses próprios como infelizmente vemos por aí. Acredito que qualquer composição deve ser feita com base em princípios sólidos e em um plano de governo que realmente atenda às necessidades da população. Se uma aliança com Kaká Santos for estratégica e alinhada aos nossos objetivos, estou disposta a considerar essa possibilidade, desde que eu seja a candidata a prefeita, pois estou preparada e disposta a conduzir uma gestão com competência e dedicação. 

O VOTO: Falando um pouco sobre a gestão administrativa, Tobias Barreto está estruturada e pronta para receber bem quem vem conhecer sua história e os seus pontos turísticos? O potencial comercial do município vem sendo bem explorado?

DINÁ ALMEIDA: Tobias Barreto sempre se destacou por sua hospitalidade e pelo acolhimento caloroso de sua população. O turismo comercial, com todas aquelas opções maravilhosas de confecções, de cama e mesa… Temos também símbolos importantes como a máquina de costura na avenida Luiz Alves e a Lagoa da Porta, ambos cartões postais da gestão de Diógenes Almeida… Quando fui deputada, tive a alegria de conseguir o título de Capital Sergipana dos Bordados para nossa cidade, um reconhecimento do nosso talento e tradição. Enfim, tudo isso reflete nosso espírito trabalhador e acolhedor. O problema é que ficou lá no passado toda a atenção aos potenciais turísticos de Tobias Barreto. Precisamos investir mais em infraestrutura turística, promover nossos pontos de interesse e fortalecer o comércio local, criando um ambiente propício para visitantes e investidores. Hoje, o que posso dizer sem medo de errar, é que esse potencial comercial não está sendo aproveitado.

O VOTO: Como se encontra a Saúde do município? Vem sendo bem cuidada pela gestão de Dilson?

DINÁ ALMEIDA: Preocupante! A administração atual não tem dado a devida atenção à saúde pública, especialmente no que diz respeito à prevenção e conscientização sobre bebidas e drogas, um problema que tem se agravado. Durante a gestão de Diógenes, acompanhei pessoalmente muitos casos e encaminhei várias pessoas para tratamento. Precisamos de uma abordagem mais integrada e humana, com programas de conscientização, suporte às famílias e investimentos em infraestrutura e pessoal de saúde. A saúde pública de Tobias Barreto está doente.

O VOTO: E sobre a segurança pública? O comércio de drogas, por exemplo, é fiscalizado e contido? Há uma política de conscientização junto aos mais jovens?

DINÁ ALMEIDA: A segurança pública em Tobias Barreto está em boas mãos, graças ao trabalho dedicado do comandante geral Coronel Ribeiro, que tem demonstrado um carinho e atenção especiais pela nossa cidade. A polícia tem feito um excelente trabalho, mas é essencial que o município também faça a sua parte. É responsabilidade da administração implementar políticas públicas de conscientização, prevenção e suporte junto aos jovens, oferecendo alternativas positivas, como atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes, para afastar as pessoas do mundo das drogas e da violência. Eu defendo a colaboração entre a polícia e a gestão um ponto fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para toda a população de Tobias Barreto. 

O VOTO: Outra área estratégica em qualquer gestão é a Educação. Como se encontra em Tobias?

DINÁ ALMEIDA: A educação em Tobias Barreto enfrenta desafios gritantes. Tenho muitos amigos na área que me relatam a falta de estrutura adequada, materiais escolares insuficientes, problemas no transporte escolar e uma carência de diálogo com a gestão. Para melhorar essa situação, é necessário um investimento robusto em infraestrutura, formação continuada para os professores e uma gestão participativa que envolva toda a comunidade escolar. Eu realmente acredito que a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Não tem marketing bom no mundo que dê jeito numa população sem acesso digno a saúde, segurança e educação, Habacuque. 

O VOTO: Existe uma política de geração de empregos eficiente para os mais jovens no município?

DINÁ ALMEIDA: Nós vivemos principalmente do comércio, mas é fundamental diversificar as oportunidades. Tem que investir em cursos profissionalizantes e incentivar o jovem tobiense a criar gosto pelo seu ganha-pão. Hoje, aqui, só temos Sesc e Senac, mas o município não incentiva nada, não investe em parcerias nem aproveita bem as oportunidades que tem. Faltam programas municipais que promovam a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O VOTO: Como anda a política social dentro do município?

DINÁ ALMEIDA: Não vejo outra forma de responder: anda mal. Muita promoção de eventos, pouca inclusão social de fato. Precisa de uma reformulação completa. Tobias precisa de políticas que realmente façam a diferença na vida das pessoas, como projetos de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, programas de capacitação profissional, iniciativas voltadas para a juventude e a terceira idade, além de ações que promovam a igualdade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência.  

O VOTO: Existem muitas obras em andamento no município? As realizações vêm de recursos próprios ou de dinheiro da União?

DINÁ ALMEIDA: Sim, há obras em andamento em Tobias Barreto, a maioria fruto de emendas parlamentares. Mas sinto falta de parcerias estratégicas para potencializar os benefícios dessas obras.

O VOTO: Concluindo a entrevista, fechada a janela partidária, que partidos estão apoiando o seu projeto e como ficaram as chapas para vereador? Qual a estimativa de eleitos dentro do seu agrupamento?

DINÁ ALMEIDA: Minha pré-candidatura está recebendo apoio significativo dos partidos PSB, PL e PSDB. Temos uma chapa forte para vereadores, composta por lideranças jovens que acreditam no futuro da nossa terra. Quero aproveitar este espaço para reafirmar meu compromisso com cada cidadão de Tobias Barreto. Me dói muito ver uma cidade tão amada, com tanto potencial, sendo abandonada desse jeito. Nasci e fui criada em Tobias e estive sempre envolvida em causas sociais. Não quero nem posso abrir mão de seguir trabalhando por essas pessoas que, eu sei, também querem o melhor para nossa Capital dos Bordados.

FRASES

“Estou preparada e determinada a liderar Tobias Barreto rumo a um futuro próspero”

“Muita promoção de eventos, pouca inclusão social de fato”

“Tem que investir em cursos profissionalizantes e incentivar o jovem tobiense a criar gosto pelo seu ganha-pão”

“A administração atual não tem dado a devida atenção à saúde pública”

“Precisamos investir mais em infraestrutura turística, promover nossos pontos de interesse e fortalecer o comércio local”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Institutos federais pedem R$ 1 bilhão para alimentação de estudantes

    Reitores de institutos federais, Cefets e do Colégio Pedro II [...]

  • Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom [...]

  • Pacientes não conseguem marcar exames em UBSs de Aracaju, comprova Ricardo Marques

    O vereador Ricardo Marques (Cidadania), apresentou durante uma sessão da [...]

  • FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

    O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira [...]

  • Sistema de transporte intensifica fiscalização sobre o uso indevido dos cartões de gratuidade

    Desde o lançamento da campanha de biometria facial, o setor [...]