Édson Passos ratifica sua pré-candidatura e o apoio do governador Fábio Mitidieri

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Édson Passos (PSD), pré-candidato a prefeito de Itabaiana este ano. Na oportunidade ele destaca que pretende usar sua experiência como administrador para dar um perfil mais empreendedor à gestão do município. Édson aponta problemas na Saúde, Educação e Assistência Social de Itabaiana e diz que o perfil administrativo de Valmir de Francisquinho (PL) é “pura propaganda”. Ele destaca os apoios do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do deputado estadual Luciano Bispo (PSD), e não descarta uma aproximação política dos Teles de Mendonça. Confira, a seguir, esta entrevista:

O VOTO: Iniciando a entrevista, para acabar de vez com as especulações e supostos fakes, o senhor mantém a sua pré-candidatura a prefeito de Itabaiana? Qual o diferencial de Edson Passos?

ÉDSON PASSOS: Para a tristeza dos meus adversários, eu sigo mais pré-candidato do que nunca e com apoio total do Governador Fábio Mitidieri. Eu tenho muitos diferenciais, mas quero destacar o fato de não ser um político “profissional” com um projeto de poder egoísta; sou um empreendedor que quer devolver em forma de trabalho para sua cidade e para os seus conterrâneos todas as bênçãos que Deus e vida lhe proporcionaram.

Estou pronto para ser um prefeito de verdade e fazer o que a cidade realmente precisa: articular projetos para gerar mais empregos, construir creches, entregar a primeira UPA da nossa cidade e muito mais.

O VOTO: Qual a importância do líder político e deputado Luciano Bispo em sua pré-candidatura?

ÉDSON PASSOS: Luciano Bispo é um amigo por quem tenho muito respeito. Sua experiência na política Sergipana e, especialmente, em Itabaiana muito nos ajudará a encontrar um caminho de desenvolvimento para a nossa cidade. Luciano com seu poder de interlocução junto ao Governo Estadual ajudará, significativamente, a nossa futura administração.

O VOTO: Em algumas situações nem sempre o vice é completamente alinhado com o prefeito. Como é sua relação com Aguinaldo de Verso?

ÉDSON PASSOS: Eu e Aguinaldo já éramos alinhados antes mesmo de sermos aliados políticos. Juntos, nós construímos quase 40% do que Itabaiana é hoje. Abrimos ruas, avenidas, construímos praças, loteamentos e casas que contribuíram para o crescimento da nossa cidade e ajudaram a fazer dela a maior do interior em população.

Sempre tivemos o maior respeito um pelo outro e temos o mesmo desejo de ver a nossa cidade se desenvolvendo, cuidando da sua gente e longe do coronelismo e das perseguições políticas.

O VOTO: Qual o peso do governador Fábio Mitidieri em sua caminhada política?

ÉDSON PASSOS: O Governador Fábio Mitidieri é o meu líder. Além de ser o presidente estadual do partido que faço parte, o PSD, é alguém que eu sempre ouço e com quem tenho construído uma relação muito boa. Uma relação que, com certeza, vai render muitos frutos para a nossa Itabaiana no futuro.

O VOTO: Qual a sua avaliação sobre a gestão do prefeito Adailton?

ÉDSON PASSOS: É muito difícil avaliar a gestão do prefeito Adailton, porque a coisa que ele menos fez nestes quase quatro anos foi gerir Itabaiana. Todo mundo sabe que quem manda mesmo na prefeitura é Valmir. Adailton é um cara que tem todo o meu respeito como pessoa, mas que não agiu e nem age como prefeito da cidade. A caneta que ele assina tem a tinta de Valmir. E isso que estou falando fica muito claro no fato de que o próprio Adailton poderia disputar a eleição este ano, mas “abriu mão” para que Valmir fosse o candidato. É triste ver um homem público se prestar a um papel desse. O resultado disso é uma cidade que, ao modo Valmir de governar, tem muito marketing e pouquíssimos resultados efetivos para a população. Itabaiana é a segunda cidade de Sergipe com maior índice de analfabetismo, falta medicamentos nos postos de saúde e as crianças com autismo são atendidas no chão da unidade de saúde. Isso só para citar alguns pontos que a Prefeitura vem deixando a desejar há anos.

O VOTO: Algum receio em enfrentar o ex-prefeito Valmir de Francisquinho nas urnas?

ÉDSON PASSOS: Nenhum receio. E vou dizer mais: a população precisa saber que a disputa eleitoral em Itabaiana este ano não é entre Edson e Valmir, mas entre Edson e o vice de Valmir que deverá assumir a cidade daqui há dois anos quando ele sair para disputar o Governo.

O VOTO: Como se encontra a Saúde pública no município de Itabaiana?

ÉDSON PASSOS: A Saúde em Itabaiana se encontra numa situação lamentável e não é papo de oposição, não. Os itabaianenses e itabaianistas sabem as dificuldades que enfrentam para conseguir remédios nos postos e quando precisam de uma consulta ou exame são orientados a procurar vereadores aliados de Valmir para conseguir algo que é de direito do povo por lei.

O VOTO: E sobre a Educação? O aluno da rede municipal tem qualidade de ensino?

ÉDSON PASSOS: Em 12 anos de Valmir e sua turma à frente da prefeitura, o que vimos na educação foi o fechamento de escolas e o uso político das gestões escolares. Além disso, os números falam por si. Temos a 2ª maior taxa de analfabetismo de Sergipe e, apesar de sermos a 3ª maior cidade do Estado, no ranking do IDEB, amargamos a 28ª posição nos anos iniciais e a 14ª posição nos anos finais, ficando atrás de cidades com orçamentos muito menores que o nosso.

O VOTO: Qual a sua avaliação sobre as obras do município nos últimos anos?

ÉDSON PASSOS: A primeira coisa que vem na minha mente quando ouço esta pergunta é quais obras? A verdade é que a cidade que Valmir pintou com o seu marketing, na prática, não tem uma grande obra sequer. Podem pesquisar e até perguntar ao próprio Valmir. Não temos nenhuma grande obra feita pela Prefeitura nestes últimos 12 anos. O que vemos de moderno e bem feito na cidade tem as digitais da iniciativa privada, dos empreendedores que fizeram Itabaiana ser o que ela é hoje.

O VOTO: Existe uma política de assistência social eficiente em Itabaiana?

ÉDSON PASSOS: O meu adversário é do tipo que, quanto mais pobreza, melhor para ele. Isso significa na sua estratégia mais poder de barganha e troca de favores à custa dos recursos públicos municipais. Diante disso é óbvio que não se teve interesse, nestes últimos 12 anos, de implantar uma política de assistência social eficiente, que permitisse aos profissionais da área atuarem de forma plena e que, de fato, ajudasse as famílias em situação de vulnerabilidade a conquistarem a verdadeira melhoria de vida. Uma prova do descaso da prefeitura com a questão da inclusão são os quase 40% de beneficiários do Bolsa Família que ficaram sem receber sua renda recentemente.

O VOTO: Lagarto costuma dizer que é a Capital do Interior. Em sua avaliação, o que falta para Itabaiana assumir este posto?

ÉDSON PASSOS: Esta questão é muito subjetiva. Se você observar pelo número populacional, Itabaiana passou Lagarto no último Censo e já é a maior cidade do interior sergipano. Em relação ao título, creio que mais do que uma “autoproclamação”, precisamos ter índices que façam, de fato, a nossa cidade ser um case de sucesso para todo o Estado. E é isso que eu quero fazer a partir de 2025, de Deus quiser e o povo confirmar.

O VOTO: Que partidos dão sustentação à sua pré-candidatura? Qual a previsão de vereadores eleitos?

ÉDSON PASSOS: Se somam a nós neste desafio de fazer Itabaiana crescer de verdade os partidos MDB do Senador Alessandro Vieira; o PSB do vice-governador e secretário de estado da educação Zezinho Sobral; o PP do Senador Laércio Oliveira; o União Brasil do ex-deputado federal André Moura e o meu partido PSD, liderado pelo Governador Fábio Mitidieri. A nossa expectativa é de ocupar cerca de 60% das cadeiras na Câmara e, pelo que tenho visto nas ruas, estou certo de que chegaremos lá.

O VOTO: Concluindo a entrevista, os Teles de Mendonça não vão lançar pré-candidato a prefeito este ano. O senhor vai buscar o apoio da família? Outras lideranças políticas do município já conversaram sobre apoios?

ÉDSON PASSOS: Política se faz com diálogo. Temos recebido muitas adesões, inclusive, de lideranças que historicamente estiveram ao lado do meu adversário. É claro que buscaremos também um entendimento com os Teles de Mendonça e com todos aqueles que entenderem que o nosso projeto é o melhor pra Itabaiana. 

FRASES

“Eu e Aguinaldo já éramos alinhados antes mesmo de sermos aliados políticos”

“O meu adversário é do tipo que, quanto mais pobreza, melhor para ele”

“A verdade é que a cidade que Valmir pintou com o seu marketing, na prática, não tem uma grande obra sequer”

“Itabaiana passou Lagarto no último Censo e já é a maior cidade do interior sergipano”

“A Saúde em Itabaiana se encontra numa situação lamentável”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maternidade Nossa Senhora de Lourdes implanta farmácias satélites para otimizar fluxo de medicamentos

    A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria [...]

  • Terapia com cães leva acolhimento e descontração para pacientes do Hospital da Criança

    Há mais de três anos o Hospital da Criança (HC) [...]

  • Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos

    Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da [...]

  • Transformação educacional: deputados concluem participação na 27ª Conferência Nacional da Unale

    No terceiro e último dia da 27ª Conferência da União Nacional [...]

  • Presidente da FNP, Edvaldo debate desafios da educação com prefeitos eleitos em Brasília

    Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o [...]