A história de um dos quadrilheiros juninos mais experiente, tradicional e respeitado no nordeste brasileiro virou filme. “Joel Reis, o marcador e o tempo” é um documentário produzido e dirigido pelo jornalista Gilson Sousa e editado pelo também jornalista Álvaro Muller. O filme será lançado no dia 23 de maio (terça-feira), às 19h, no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, em Aracaju, e narra a trajetória do sergipano Joel Reis, um apaixonado pelos festejos juninos que desde os 5 anos de idade é integrante da quadrilha junina Século XX, a mais antiga de Sergipe, prestes a completar 60 anos de existência.

Através de depoimentos de familiares, amigos e admiradores, o documentário narra toda a trajetória de Joel Reis que completou 45 anos como quadrilheiro. “São depoimentos emocionantes, profundos e até engraçados para contar a história de uma pessoa com muita representatividade no movimento junino de Sergipe, do Nordeste e do Brasil. Joel Reis é um ícone reconhecido por todos, e essa trajetória precisava ser contada e exposta para que o público conheça e valorize o que temos de forte em nossa cultura junina”, disse o jornalista Gilson Sousa.

O documentário, com 28 minutos de duração, tem trilha sonora de Mimi do Acordéon e várias cenas de apresentações da Século XX ao longo dos anos. O lançamento oficial acontece na sala de cinema do Museu da Gente Sergipana, que fica na avenida Ivo do Prado, nº 398, Centro, pontualmente às 19h. Na mesma noite a Quadrilha Junina Século XX também promoverá o lançamento dos trajes juninos dos componentes para 2023, cujo tema será Cortejo Atemporal. A entrada no Museu será aberta ao público. Após o evento, o documentário ficará disponibilizado no YouTube.

 

Foto: César de Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]