
São inúmeros os desdobramentos nos bastidores do mundo político sergipano, após a antecipação feita pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), que além de confirmar sua pré-candidatura à reeleição em 2026, também confirmou toda a sua chapa majoritária, com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) como seu pré-candidato a vice, e os “desafetos” André Moura (UNIÃO) e Alessandro Vieira (MDB) disputando o Senado Federal.
Além do desgaste natural, que sempre vem acompanhado com tanta antecipação da chapa majoritária, este colunista tomou conhecimento de discussões nos bastidores do mundo político sobre o comando da Assembleia Legislativa, a partir da próxima legislatura. Nos corredores da Casa, a informação é que o nome mais cotado para presidir a Alese a partir de fevereiro de 2027 é o deputado Cristiano Cavalcante (UNIÃO), caso ele seja reeleito em outubro próximo, evidentemente.
Mas outro nome começou a ter muita especulação nos bastidores da Alese: o também deputado Jorginho Araújo (PSD). As informações dão conta que ele seria o nome da preferência e da confiança do governador Fábio Mitidieri, e não Cristiano, mas para evitar um conflito na base aliada, se ambos forem reeleitos, além do próprio chefe do Executivo, se tentaria um acordo, com Cristiano presidindo a Casa por dois anos e Jorginho por outros dois.
Mas quem conhece os bastidores da Alese sabe que esse tipo de “acordo” não prevalece e quem “chega primeiro”, geralmente preside o Poder pelos quatro anos. Dito isso, Cristiano parece não querer “dar brecha” para Jorginho e se articula, mas aliados do governo dizem que o líder de Mitidieri só teria chances caso o pré-candidato ao Senado, André Moura saia vitorioso no pleito desse ano. Jorginho seria da “corrente” governista mais alinhada ao projeto de reeleição de Alessandro Vieira.
Entretanto, ainda existe outro impasse criado na base governista: muitos deputados não se manifestam publicamente, para evitar um degaste com o governador Fábio Mitidieri, mas a turma está ressentida com a postura de Jorginho Araújo enquanto ele esteve no comando da Casa Civil. Aliados não gostaram de seu estilo, do tratamento dispensado e até nos contatos feitos com lideranças municipais. Há quem diga que, se Fábio lançar Jorginho como sua indicação na Alese, a base lança outro nome para concorrer!
Tudo isso em mais um capítulo da falta de estratégia e articulação política do governo que chega ao seu quarto ano com muita gente “fingindo” alinhamento e esperando uma alternativa competitiva da oposição, que só será anunciada quando estiver aberta a janela partidária. Ao antecipar sua chapa, o governador também antecipou as disputas nos bastidores pelo comando da Alese, o que só aumenta as tensões entre aliados. Tem gente já dando como certa a reeleição, sem ouvir a vontade do povo!
Não custa lembrar o que ocorreu na eleição de Aracaju em 2024. Com Edvaldo Nogueira (PDT) ainda na PMA, impondo ao grupo o nome “insosso” de Luiz Roberto (PDT), o governador Fábio Mitidieri subestimou a hoje prefeita eleita Emília Corrêa (Republicanos) e ainda prejudicou o projeto de Yandra Moura (UNIAO). Achavam que a vitória nas urnas era uma questão de tempo, pelo tamanho do grupo e pelo poder financeiro. A derrota provou que é sempre bom “combinar o jogo com os russos”…
Veja essa!
Um deputado da base aliada do governador Fábio Mitidieri na Alese conversou com este colunista e reconheceu que está muito preocupado com o futuro do governo por conta dos serviços prestados pela Iguá Saneamento até agora. O parlamentar chega a falar em “boicote” de alguns servidores da DESO.
E essa!
Este colunista entende que este tipo de discurso da base governista de tentar responsabilizar a DESO pela inoperância da Iguá até agora, só “alimenta” as narrativas da oposição que questionam a privatização e entram em sintonia com as manifestações populares.
Exclusiva!
O deputado governista que conversou com este colunista reconheceu ainda que o governo terá muitas dificuldades para pedir votos em algumas regiões do Estado se o problema do desabastecimento não for resolvido rapidamente. O verão acabou de iniciar e muitas cidades estão sofrendo sem água nas torneiras…
Bomba!
O aliado do governador revelou incômodo em alguns pontos da periferia de Aracaju, por exemplo, onde os carros-pipa estão chegando, mas que também não atendem as comunidades à contento. “As pessoas querem água nas torneiras. O carro-pipa ameniza, mas não resolve. O problema é que não para de faltar água. A gente já não tem mais o que dizer para as pessoas”, reclamou.
Falando nela!
Falando na Iguá, a empresa emitiu um comunicado informando que 10 municípios sergipanos ficam sem água nas torneiras nesta quarta-feira (7) “em razão da execução de investimentos para melhorias operacionais na Adutora Sertaneja”.
Vai faltar água!
A interrupção temporária afetará os municípios de Amparo de São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba, Itabi, Aquidabã, Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova, além de povoados de Gararu e Nossa Senhora das Dores. A previsão é de que o fornecimento seja normalizado até o final do dia.
Violência em Sergipe
O assassinato de um jovem na Zona Sul de Aracaju, na noite dessa terça-feira (6), após sair de uma academia, assustou toda a sociedade sergipana. Ainda não se sabe as razões do crime, mas os registros de violência em todo Estado estão se repetindo, desde os feminicídios de dezembro passado e a “sensação de segurança” que nosso Estado transmitia começa a dar lugar ao medo e à insegurança.
Respostas da SSP
Nas redes sociais a população sergipana, que não estava acostumada com essa onda de violência, começou a questionar às autoridades constituídas, em especial à Secretaria de Segurança Pública, por respostas mais enérgicas. A preocupação é que estamos em um período de alta estação e o turismo de Aracaju está vivendo um momento muito positivo. O receio da cadeia produtiva é que esses registros assustem e afastem os turistas que estão conhecendo a capital dos sergipanos.
Apelos para André David
O nome mais lembrado quando estouram registros de violência em Sergipe é o do delegado e secretário municipal de Aracaju, André David. Seu nome é sempre o mais citado nos registros na capital, como também pelo interior do Estado. Seu trabalho é reconhecido e respeitado por onde ele passa, e isso é positivo para ele, mas a SSP vai muito além de André e é preciso que todas as Forças de Segurança se destaquem e tenham o mesmo reconhecimento.
Tudo certo!
O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) foi oficializado na última segunda-feira (5), em conformidade com o Ofício nº 6/2026/CFA, da reassunção das funções de ordenadores de despesas pelo Presidente, Adm. Gildson Mendes de Farias, e do Diretor Administrativo e Financeiro, Adm. Carlos Menezes Calasans Eloy dos Santos Filho. A decisão foi aprovada por unanimidade durante a 9ª Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Federal de Administração.
Fábio Meireles I
O vereador Fábio Meireles (PDT) participou do “Janeiro Profético”, na Igreja Assembleia de Deus Madureira – Adbras em Aracaju, ao lado de sua esposa, Ítala Meireles. O evento evangélico Janeiro Profético é a maior conferência profética do Estado de Sergipe. São 12 dias intensos de mover de Deus, unção, cura e avivamento, que acontece desde o dia 02 até dia 13 de janeiro.
Fábio Meireles II
O vereador Fábio Meireles cumprimentou as autoridades religiosas e a comunidade evangélica, ressaltando a sua satisfação em prestigiar o Janeiro Profético 2026. “Na primeira segunda do ano, a fé nos reúne e renova os propósitos do coração. O Janeiro Profético segue sendo um tempo de busca, oração e direcionamento espiritual, sob a condução do pastor Cleverson. Um começo de ano dedicado a alinhar sonhos, fortalecer a caminhada cristã e confiar nos planos que Deus tem preparado. Chamados para servir e seguir firmes na fé”, ressalta o parlamentar.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


