A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem executado diversas ações para reduzir o consumo de energia elétrica não renovável. Em 2023, por meio da Gerência de Gestão Energética da Deso (GGEN), a Companhia apresentou uma redução de 2.050 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera, gás de efeito estufa prejudicial para a natureza. Como resultado dos esforços da empresa, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e a Greenhouse Gas Protocol (GHG) emitiram um certificado de reconhecimento à Deso pelo uso de fontes de energias renováveis, como usinas eólicas, solares, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s).

“A preocupação com o meio ambiente tem que começar dentro da casa de cada um até o nosso local de trabalho. É muito gratificante para nós, enquanto setor responsável, trazer esse certificado internacional para a Deso e saber que estamos colaborando de forma tão significativa com a qualidade de vida no planeta”, comemorou o gerente da GGEN, Tássio Silva Santana.

Cuidados

Em 2021, a GGEN também conquistou o mesmo certificado, se destacando pela redução de aproximadamente 1.700 toneladas de CO2. Já em 2022, o índice de diminuição desse poluente de efeito estufa foi de 2.100 toneladas. Agora, a expectativa é restringir cada vez mais a emissão de CO2 no ano de 2024, evitada com o uso de fontes renováveis, e aumentar a contribuição da Deso nos cuidados com o meio ambiente.

“Fontes convencionais são mais baratas, mas, com o programa ‘mercado livre de compra de energia’, que aderimos, e com o incentivo do Governo do Estado, conseguimos calcular outras opções sustentáveis e financeiramente possíveis. Então, esse certificado é o reconhecimento do nosso trabalho em equipe, fundamentado na sustentabilidade em primeiro lugar”, acrescentou a engenheira civil da GGEN, Bárbara Ramos, destacando o sentimento de gratidão e felicidade de todos no setor.

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura retira mais de 4 mil toneladas de resíduos de canais para enfrentar chuvas

    Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e [...]

  • Cardeal Robert Prevost é o novo papa e será chamado Leão XIV

    Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis [...]

  • Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito

    Fumaça branca surgiu no início da tarde desta quinta-feira (8) [...]

  • Emília Corrêa dialoga com moradores do bairro Santa Maria sobre prioridades da LDO 2026

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quarta-feira, 7, [...]

  • Lula chega em Moscou: ‘Vinda à Rússia reafirma compromisso com multilateralismo’

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Moscou, [...]