O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE) realizou na quinta-feira, 23/05, vistorias em algumas unidades de saúde da capital para avaliar a situação dos leitos de UTIs pediátricas. As fiscalizações foram motivadas após profissionais da saúde relatarem situações de superlotação em hospitais de Aracaju.
Na ação fiscalizatória, o presidente do CREMESE, Dr. Jilvan Pinto Monteiro, e a Primeira Secretária, Dra. Andréia Franco, vistoriaram o Hospital Santa Isabel, que vem trabalhando com restrição de plantão desde o dia 09 de maio, o Hospital da Criança, Hospital Governador João Alves Filho e o Hospital Fernando Franco.
Após as fiscalizações, foi constatado que atualmente 37 crianças aguardam por leito de UTI pediátrica, apenas na capital. De acordo com o presidente do CREMESE, no interior a situação também é crítica em relação ao atendimento da pediatria nessa situação de sazonalidade de doenças respiratórias.
Somente no Hospital Santa Isabel, foi verificado na área vermelha 14 crianças aguardando vaga de UTI. Já no Hospital da Criança, 10 crianças precisavam ser transferidas para um leito de Terapia Intensiva.
Situação semelhante foi encontrada no Hospital João Alves, onde 11 crianças, a maioria com quadro de bronquiolite, tinham necessidade de transferência para UTI pediátrica.
A última unidade vistoriada foi o Hospital da Zona Sul, Fernando Franco. “No hospital de pequeno porte encontramos oito crianças em observação, sendo que uma em situação de gravidade, necessitando de leito de UTI . Além disso, outras seis crianças estavam no internamento”, destacou Dra. Andréia Franco.