Prédio que foi sinônimo de luxo, hoje amarga o descaso e o desprezo. Para CREA, informações sobre riscos de desabamentos somente após conclusão do laudo

Uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe –CREA-, esteve na tarde da última quinta-feira, 13 de julho, nas dependências do Hotel Palace, centro de Aracaju, para uma visita de inspeção do prédio. O objetivo da avaliação foi promover ações que possam buscar uma reforma do local ou levar a demolição do Hotel que tem mais de 55 anos de construído.

Para o presidente do CREA, Arício Rezende, a decisão sobre o futuro do Palace será dada pelo governo estadual (Foto: Vieira Neto)

Durante a passagem pelo Palace, os engenheiros puderam constatar as graves condições do imóvel, como exemplo, pilastras com riscos de desabamento, infiltrações nas paredes, fiação elétrica expos ta e muito ferro retorcido. O Hotel Palace estava lacrado desde a sua inutilização em 1985 e desde esse período, os pavimentos superiores, onde existia toda uma infraestrutura, como restaurantes, quartos dormitórios e piscina, estava completamente abandonado.

De acordo com o presidente do CREA, Arício Rezende, essa foi a primeira visita técnica do órgão no Hotel Palace, mas mesmo diante do que foi encontrado, ainda não pode oferecer uma definição sobre o futuro do Hotel. “ Vamos avaliar e relatar em um laudo tudo o que foi encontrado. O resultado deve sair em 60 dias e apenas isso vai poder dizer o que será feito posteriormente”, afirmou. Ainda segundo o presidente do CREA, a decisão final será do Governo do Estado que é o real proprietário do imóvel e ponderou que somente avaliações podem determinar se o custo benefício compensa a recuperação.

SOBRE O PRÉDIO
Localizado no centro comercial de Aracaju, o Hotel Palace já foi uma das mai ores referências em espaço privado do Estado de Sergipe. Construído na de cada de 50, o prédio conta uma pouco da história do desenvolvimento urbano de Aracaju.

No interior do prédio foram encontradas diversas irregularidades (Foto: Vieira Neto)

Com uma vista privilegiada do Rio Sergipe e toda a área comercial da cidade, o Palace já hospedou artistas como o cantor Roberto Carlos, presidentes e jogadores. Palco de inúmeros eventos, o hotel passou do auge a decadência em pouco mais de 30 anos de erguido e dos períodos áureos, restam somente as lembranças.

Depois da desativação, o Hotel Palace passou a servir como ponto comercial na parte inferior, sendo que para muitas lojas em atividades no espaço, ainda não existem informações sobre o futuro delas. Para a Secretaria de Estado do Turismo, as visitas técnicas fazem parte de pedidos do Ministério Público visando garantir a segurança do local. Após a conclusão, os laudos serão encaminhados ao MP que pode determinar outras diretrizes a serem tomadas.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Comércio comemora redução no preço do gás natural canalizado em Sergipe

    O segmento comercial de Sergipe tem motivos para comemorar. Desde [...]

  • CNI: Queda nas exportações pode gerar desemprego no setor industrial

    A nova política tarifária dos Estados Unidos, com alíquotas de [...]

  • Vacina do HPV avança no público-alvo, mas precisa resgatar mais velhos

    O Brasil superou a média global de vacinação contra o [...]

  • Tempo de espera por transplante de córnea no Brasil dobra em 10 anos

    A média de espera por uma cirurgia de transplante de [...]

  • Sergipe realiza procedimentos cardíacos inéditos por meio do Sistema Único de Saúde

    Sergipe marcou um importante avanço na saúde pública e na [...]