O último adeus ao maruinense Evandro de Sena e Silva
O médico cardiologista e professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), natural do Município de Maruim/SE, morreu aos 74 anos, no último domingo (11) e foi sepultado na segunda-feira (12), no cemitério Colina da Saudade, na Jabotiana, em Aracaju. Dr. Evandro era graduado em Medicina pela UFS, tinha especialização em Eletrofisiologia das Arritmias Cardíacas e Mestrado em Ciências da Saúde, também pela UFS.
Julgamento
Na última quarta-feira (7), o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), em sessão da Segunda Câmara, presidida pela conselheira Angélica Guimarães, analisou os processos de recurso de reconsideração com origem no Instituto de Previdência de Aracaju, interposto por Antônio Newton de Oliveira Porto, e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carmópolis, por Emanuel Messias Gomes de Almeida. No primeiro caso, a Câmara votou pelo não conhecimento do recurso, devido ao não preenchimento dos pressupostos autorizadores; o outro recurso recebeu o provimento, o que reformou a decisão originária para arquivamento, anulando o auto de infração 232/2018. Em relatório de acompanhamento do Portal da Transparência da Câmara Municipal de General Maynard, na gestão de Manasses Gois Santos, foi constatado nível deficiente na métrica do portal, o que resultou na decisão pela irregularidade e multa, além de determinação.
Adailton rebate Luciano
Na edição de quarta-feira (7), do Jornal da Fan, apresentado pelo jornalista Narcizo Machado, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), foi provocado e respondeu sobre uma declaração do deputado estadual Luciano Bispo (PSD) ao radialista George Magalhães. “O prefeito Adailton só serve para comparecer à missa e em enterro”. Adailton disse que não iria perder tempo em responder, mas apresentou uma longa resposta. “Eu não vou perder meu tempo e nem o tempo da sua audiência para responder a este senhor. Essa velha política do toma lá e dá cá, o xinga lá e xinga cá… Essa página foi virada em 2012 com a eleição do ex-prefeito Valmir de Francisquinho. Então eu não quero responder a esse senhor. A esse senhor eu quero desejar que ele tenha saúde para ele viver por muito tempo e que no próximo ano ele esteja bem, bem de saúde para ele amargar mais uma derrota nas urnas. E quem conhece esse senhor é o povo de Itabaiana, que já lhe deu seis derrotas consecutivas, tanto municipal, quanto estadual. Então não vou perder meu tempo respondendo esse senhor de jeito nenhum”, disse o prefeito de Itabaiana.
Iluminação em Dores
O vereador de Nossa Senhora das Dores, Lucas Lima (Cidadania), esteve na noite da última quinta-feira (8), conferindo a situação da iluminação pública no beco de Zé do Mano e no Povoado Massaranduba. “Após inúmeras reclamações e pedidos da população, estive conferindo de perto, problemas na iluminação pública em alguns pontos do Município. No beco de Zé de Mano, ouvimos relatos de moradores, sobre acidentes causados pela falta de iluminação, além da sensação de insegurança diante da possibilidade de crimes diversos. Já na zona rural, no Povoado Massaranduba, também encontramos postes apagados e muitas reclamações. E após essas fiscalizações, serão protocolados pedidos de providências para a resolução do problema, o quanto antes!”, destacou.
Tobias Barreto de Meneses
No dia 7 de junho de 1839 nasceu Tobias Barreto de Meneses. Com o objetivo de homenagear e preservar a memória do filósofo, escritor e jurista sergipano, que completaria 184 anos, o deputado estadual Kaká Santos (União) protocolou o Projeto de Lei nº 263/2023, que institui o Dia Estadual de Tobias Barreto, a ser comemorado anualmente na data de nascimento do poeta. De acordo com o parlamentar, a instituição do Dia Estadual de Tobias Barreto permitirá que o nome deste sergipano ilustre seja perpetuado e a sua contribuição seja devidamente celebrada por todos os sergipanos. “Tobias Barreto foi um intelectual, jurista e jurisconsulto sergipano de grande importância para a cultura e história de Sergipe. Suas contribuições no campo do direito, filosofia e literatura foram de relevância nacional, destacando-se como um dos maiores representantes do movimento positivista no Brasil”, afirma Kaká Santos no texto do PL. A propositura, que ainda será apreciada na Assembleia Legislativa, ressalta que na primeira semana do mês de junho poderão ser realizadas atividades comemorativas e educativas em escolas, universidades, museus, bibliotecas e demais instituições culturais do Estado, a fim de divulgar a vida e obra de Tobias Barreto de Meneses.