A divulgação dos primeiros dados do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as cidades de Salvador, Natal, Belém e Porto Alegre tiveram reduções populacionais acima de 5% nos últimos 12 anos. Embora com percentuais menores, o número de moradores em Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro também encolheu no período. Ao mesmo tempo, foram registrados aumentos tímidos, abaixo de 2%, em São Paulo e Curitiba, sinalizando uma redução no ritmo do crescimento populacional.

Segundo Ricardo Ojima, pesquisador do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não só no Brasil como em todo o mundo, se observa um movimento demográfico caracterizado pela reacomodação da população nas cidades do entorno das grandes metrópoles. Ele cita o exemplo de Salvador, que teve uma perda de 9,6% no número de moradores, a redução mais expressiva entre todas as capitais. Ricardo Ojima observa que os censos anteriores já vinham mostrando um salto populacional bastante intenso nos municípios do entorno da metrópole baiana.

Na nova edição, foram detectados aumentos nas populações de cidades como Lauro de Freitas e Camaçari. Quando se considera Salvador em conjunto com os municípios do seu entorno, a perda total do número de moradores cai para 4,7%, bem inferior ao índice de 9,6% registrado de forma isolada pela capital baiana.

“Essa desconcentração da população é uma tendência geral de várias capitais. Esse movimento é observado no país como um todo, sobretudo no Sul e no Sudeste, mas também em outras regiões. Como explicar que Natal diminuiu a população, mas os municípios do entorno tiveram crescimento? A atração da região metropolitana não mais se direciona para sede. Não é só um movimento de população saindo da capital da sede para o seu entorno. Isso também ocorre. Mas as pessoas de cidades menores e de outras localidades que antes migravam para uma região metropolitana procurando a sede, hoje migram se fixando no entorno”, observa.

 

Fonte: Agência Brasil

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Thiago Freitas estreia no Forró Caju e leva seu São João para fazer Sergipe tirar o pé do chão

    Uma das vozes mais promissoras do forró na nova geração, [...]

  • Forró Caju 2025 une segurança com tecnologia para garantir tranquilidade ao público presente

    O Forró Caju 2025, que teve início na última quarta-feira, [...]

  • Leonardo e Alcymar Monteiro são as grandes atrações da véspera de São João no Arraiá do Povo

    A véspera de São João nesta segunda-feira, 23, traz um [...]

  • Lei Seca completou 17 anos: um marco na segurança viária brasileira

    Ao completar 17 anos de vigência em junho de 2025, [...]

  • Sergipe será sede dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 de Futsal Feminino

    O estado de Sergipe foi escolhido para sediar a edição [...]