![9c54bc07-01ab-457f-8753-5b461703effc](https://cinformonline.com.br/wp-content/uploads/2021/09/9c54bc07-01ab-457f-8753-5b461703effc.jpg)
O comportamento do consumidor, ao que tudo indica, teve alterações com a vivência da quarentena. Consumir menos e desenvolver hábitos sustentáveis geram impacto positivo no meio ambiente e, também, na economia. Um desses indicadores é o desempenho de comercialização das sacolas retornáveis da rede GBarbosa. Até agosto, foram vendidas um total de 66.200 ecobags, um aumento de cerca de 8% comparado ao mesmo período de 2019.
O cliente que substitui a sacola plástica ainda contribui para ações sociais. A rede varejista faz a opção pela coleção de sacolas retornáveis Artistas do Brasil, que valoriza representantes da street art. Colecionáveis, as ecobags ganham novas estampas a cada temporada, que retratam a natureza, culturas, personalidades, homens e mulheres de diferentes etnias e realidades sociais.
Feita de ráfia, a sacola retornável suporta 15 kg e substitui até seis sacolas plásticas convencionais, além de durar anos. A adesão a esse tipo de produto é uma tendência que contribui com a preservação do meio ambiente. As sacolas plásticas são responsáveis por 10% de todo o lixo produzido mensalmente no Brasil e levam até um século para se decompor.
A cada sacola vendida a R$ 3,99 são destinados R$ 0,20 para as ações do Instituto GBarbosa (IGB), braço de responsabilidade social da empresa. Os projetos do IGB 50+ são voltados para a comunidade Sênior. Através do canal do YouTube.com/ProjetodeVida são realizadas inúmeras atividades gratuitas como cursos, oficinas, palestras sobre empreendedorismo, tecnologia e atividades com foco no bem-estar, qualidade de vida, saúde e nutrição voltadas às pessoas da terceira idade.