Convenções também confirmaram Candisse Carvalho, Niully Campos, Zé Paulo e Luiz Roberto

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias, nessa segunda-feira (5), foram confirmadas sete candidaturas para a disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju em 2024, com uma predominância de cinco projetos femininos e apenas dois homens concorrendo. Vão concorrer a vereadora Emília Corrêa (PL), a deputada federal Yandra Moura (União), a Delegada Danielle Garcia (MDB), o ex-secretário Luiz Roberto (PDT), a advogada Niully Campos (PSOL), a jornalista Candisse Carvalho (PT) e o Procurador do Estado Zé Paulo (Novo).

Agora as chapas já anunciadas precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral até o próximo dia 15, com coligações majoritárias para prefeito e vice, mas sem abranger as disputas proporcionais (vereadores). A partir do dia 16 estará liberada a propaganda eleitoral geral nas ruas e, de 30 de agosto a 3 de outubro, teremos a volta do tradicional programa eleitoral gratuito, no rádio e na televisão.

Até o fechamento desta edição, o CINFORM ON LINE confirmou na página do Tribunal Superior Eleitoral os registros das candidaturas de Emília Corrêa, Yandra Moura e Danielle Garcia. A seguir, a reportagem traz uma breve síntese de cada uma das chapas formadas para facilitar o entendimento e a percepção dos leitores sobre em que condições cada um está se posicionando na disputa.

EMÍLIA CORRÊA

A Defensora Pública e vereadora Emília Corrêa é candidata a prefeita de Aracaju pelo PL do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela tem uma atuação destacada dentro e fora da Câmara Municipal, fazendo oposição ao governo de Fábio Mitidieri (PSD) e, principalmente, à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), apontando diversos problemas na capital.

Emília Corrêa tem ao seu lado na chapa majoritária o também vereador e jornalista Ricardo Marques (Cidadania), tão combativo quanto ela. Formam a aliança, o PL, o AGIR e a Federação constituída do PSDB e do Cidadania. Por ser um projeto de oposição, Emília trabalha para vencer a eleição no 1º turno ou tentar se posicionar bem para um segundo turno decisivo.

FRASE

“Ela tem uma atuação destacada dentro e fora da Câmara Municipal”

 YANDRA MOURA

A advogada e deputada federal Yandra Moura (União) é liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) e pelo ex-deputado André Moura (União). Seu discurso é de manter alguns aspectos positivos da atual gestão, sem deixar de valorizar as iniciativas modernas que, segundo ela, vão elevar a qualidade de vida da capital e trazer um novo modelo administrativo para a cidade.

Yandra tem o ex-governador Belivaldo Chagas (PODE) como seu candidato a vice, ou seja, um experiente quadro que foi vice-governador, deputado estadual e secretário de Estado. Além do União e do Podemos, também compõem a aliança o PRD, DC, MOBILIZA e AVANTE. Yandra trabalha, diariamente, para chegar ao 2º turno já na liderança e vencer a eleição na reta final.

FRASE

Discurso é de manter alguns aspectos positivos da atual gestão, sem deixar de valorizar as iniciativas modernas

DANIELLE GARCIA

A Delegada Danielle Garcia (MDB) vem sofrendo, nos últimos dias, com o “isolamento político” proporcionado por parte de muitos de seus aliados, mas ainda assim ela manteve sua candidatura em Aracaju. Ela tem como principais aliados o governador Fábio Mitidieri e seu “padrinho político” o senador Alessandro Vieira (MDB) e não admite subir no mesmo palanque do ex-governador Jackson Barreto.

Bem votada na eleição para a PMA em 2020 e sendo a mais votada na capital na disputa pelo Senado em 2022, Danielle aposta suas fichas no recall que sua candidatura absorve nas comunidades periféricas. Seu MDB vai sozinho para a eleição. Para não perder o discurso, Danielle optou por seguir na oposição a Edvaldo, tendo na vice o Professor Ayslan Araújo (MDB), que, mesmo sem “bagagem eleitoral”, ainda assim disputará uma eleição majoritária.

FRASE

Para não perder o discurso, Danielle optou por seguir na oposição a Edvaldo

 NIULLY CAMPOS

 A advogada Niully Campos é a alternativa do PSOL para a PMA. Até o “apagar das luzes” esperava-se que uma aliança com o PT poderia prosperar em Aracaju com o discurso de busca pela unidade de Esquerda, mas sem entendimento, Niully decidiu ir para a disputa. Desde os tempos de PSB que ela faz oposição à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

Niully já disputou uma cadeira na Câmara Municipal, já tentou ser deputado estadual e, mais recentemente arriscou vencer a eleição para governador, que findou sendo derrotada mais uma vez. Tem como vice uma “chapa caseira”: Alexis Pedrão (PSOL) e, por ambos adotarem uma linha firme de oposição, dificilmente terão qualquer aproximação com outras legendas, caso fique fora do 2º turno.

 FRASE

“Até o ‘apagar das luzes’ esperava-se que uma aliança com o PT”

 CANDISSE CARVALHO

A jornalista Candisse Carvalho (PT) está decidida a disputar a Prefeitura de Aracaju com o apoio político de seu esposo, o senador Rogério Carvalho (PT) e, segundo ela, do presidente Lula (PT). Muito embora ela não tenha o apoio formal do ministro Márcio Macedo (PT), Candisse aposta todas as fichas na Federação que o PT tem com o PcdoB e o PV.

O problema é que as duas legendas não estão demonstrando muito empenho e sua pontuação não cresce nas pesquisas. Ela terá como vice uma “solução caseira”: a ex-vereadora e professora Rosângela Santana (PT). Candisse adotou uma postura de oposição dura ao governo de Fábio Mitidieri e à gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

 FRASE

“Candisse aposta todas as fichas na Federação que o PT tem com o PcdoB e o PV”

 LUIZ ROBERTO

Candidato a prefeito do “Sistema”, Luiz Roberto (PDT) tem o apoio do governador Fábio Mitidieri e do prefeito Edvaldo Nogueira. Sua coligação de partidos, além do PDT e PSD, conta ainda com o PSB, Republicanos, Solidariedades e os Progressistas. Seu maior desafio é superar o discurso da “continuidade” que ele vem pregando por onde passa.

Havia uma grande expectativa de quem seria o vice de Luiz Roberto. Danielle Garcia e Valadares Filho estavam sempre os mais cotados; mas o “escolhido” foi o vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira (PP), incentivado pelo senador Laércio Oliveira (PP) a tentar ajudar o candidato do prefeito a terminar de chegar. Luiz conta ainda, contra seus adversários, com a mesma estrutura de marketing que já elegeu Edvaldo Nogueira.

FRASE

“Havia uma grande expectativa de quem seria o vice de Luiz Roberto”

 ZÉ PAULO

O Procurador do Estado Zé Paulo Leão é a alternativa do Novo para concorrer pelo comando da Prefeitura de Aracaju. Conhecido por ser um profissional sério, ele adota um discurso mais conservador para defender suas ideias e pautas. Ele não tem aliança política com outras legendas e tudo indica que entrará na campanha fazendo críticas às gestões de Mitidieri e Edvaldo.

Zé Paulo terá como sua candidata a vice-prefeita da capital a advogada Lânia Barboza (Novo) que entra na disputa de forma determinada. Até onde se sabe, Zé Paulo não quis fazer qualquer nova tratativa política e optou por valorizar sua posição de independência, dialogando com os demais quadros do Novo. Aposta tudo na credibilidade de seu nome.

FRASE

“Paulo terá como sua candidata a vice-prefeita da capital a advogada Lânia Barboza”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • INSS: saiba como calcular o valor da sua aposentadoria

    São tantas regras e mudanças, que muitos contribuintes se perdem [...]

  • Eleição em Aracaju parece “fria” por conta da polarização já anunciada

    Não é de agora que o cenário sobre a disputa [...]

  • Bastidores Políticos, por Keizer Santos

    Polícia identifica responsáveis pelo atentado ao estabelecimento comercial da família [...]

  • SÃO CRISTÓVÃO – Quarta cidade mais antiga do País vive clima eleitoral

    Diêgo Prado, Júlio Júnior, Daía e Eró Pipoca lutam para [...]

  • Deso disponibiliza número provisório de atendimento a partir desta quarta-feira, 11

    A partir desta quarta-feira, 11, o número de contato da [...]