
Pré-candidato acredita na reeleição de Mitidieri, mas não vê “eleição fácil”
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
A reportagem do Política & Municípios conversou com o ex-deputado federal André Moura (UNIÃO) que ratifica sua pré-candidatura a senador da República em 2026 pelo agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Na oportunidade, André acredita na reeleição do governo, mas alerta que “não existe eleição fácil”. Ele também enaltece a evolução política de sua filha e deputada federal Yandra Moura (UNIÃO) e expõe aquilo que os sergipanos podem esperar dele caso ele seja eleito senador da República no próximo ano. Ele também comenta a sua posição sobre a disputa pela presidência da República. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Iniciando a entrevista, para quem ainda duvida de sua pré-candidatura ao Senado em 2026, existe alguma possibilidade de recuo?
ANDRÉ MOURA: Não há nenhuma possibilidade de recuo. Sou pré-candidato ao Senado com o apoio do povo, do governador Fábio e das lideranças do nosso agrupamento. Quem acompanha minha jornada sabe que a política, para mim, é sinônimo de serviço e missão. Eu cresci vendo meu pai, Reinaldo Moura, tratar a política como um meio de servir ao povo. Aprendi com minha mãe, Lila, e no dia a dia, que política é entrega, é ação, é estar junto. Foi essa formação que me impulsionou a agarrar a oportunidade de ser Líder do Governo e depois do Congresso como deputado federal, pois vi ali uma chance de fazer a diferença por Sergipe. E eu fiz: foram mais de R$ 2,5 bilhões em obras e programas! Eu tenho a consciência de que o povo quer menos discurso e mais resultado, por isso minha caminhada ao Senado, como pré-candidato, é movida pelo amor incondicional a Sergipe, pela gratidão imensa às oportunidades dadas pelos sergipanos e pela vontade inabalável de continuar entregando resultados. Não há recuo quando o que move a gente é a missão de servir.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Qual a sua avaliação sobre o governo de Fábio Mitidieri?
ANDRÉ MOURA: Fábio é um governador que honra a melhor tradição política de Sergipe e trabalha com uma responsabilidade exemplar. Eu não tenho a menor dúvida de que a História o reconhecerá entre os melhores governantes que tivemos ao longo dos últimos 50 anos. Eu tenho dito e repito: sinto muito orgulho de estar ao lado desse grande amigo e excelente administrador. O que ele está fazendo se traduz em obras, em programas sociais que chegam a quem mais precisa e em um governo que, de fato, dialoga com todos. Minha avaliação é extremamente positiva, porque eu vejo comprometimento, transparência, uma disposição genuína de ouvir o povo e, principalmente, eu vejo resultados concretos na vida das pessoas. Isso faz toda a diferença.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Seu projeto de tentar chegar ao Senado já conta com o apoio de quantos prefeitos e/ou lideranças políticas?
ANDRÉ MOURA: Prefiro não falar em quantitativos. O que posso garantir é que nosso projeto hoje conta com um expressivo número de lideranças políticas espalhadas por Sergipe. Isso inclui importantes lideranças comunitárias, que são muito fortes no trabalho de base e têm grande poder de influência junto ao eleitor, especialmente nos bairros periféricos de Aracaju e em cidades estratégicas como Socorro, por exemplo. No tocante a prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, esse número cresce de forma sólida a cada dia, reforçando que nossa caminhada tem uma base muito organizada e capilarizada em todo o estado. Intensifiquei minha agenda em todos os cantos de Sergipe, e por onde passo sinto que a população, aos poucos, começa a perceber a importância do nosso projeto para melhorar a vida dos sergipanos. Sou grato por tanta generosidade e confiança.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Qual a sua expectativa sobre a pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura para a reeleição?
ANDRÉ MOURA: Yandra é um orgulho para mim e para toda a nossa família. Ela se lançou na campanha da Prefeitura de Aracaju no ano passado, percorreu bairro a bairro e ouviu problemas reais dos aracajuanos, o que a amadureceu muito politicamente. Em Brasília, ela articula projetos e abre portas nos ministérios com uma dedicação incrível, sempre pensando em Sergipe. Essa dedicação e amor pelo povo são genuínos. Não é por ser minha filha, mas eu acredito profundamente no potencial político de Yandra, na sua capacidade de entender a realidade do povo, de trabalhar pelas pessoas mais humildes, de saber ouvir e, o mais importante de tudo, de trazer resultados.
A campanha dela está sendo fortalecida pelo reconhecimento dos sergipanos ao seu trabalho. E isso, quero deixar bem claro, é mérito dela, do esforço e da dedicação inegável a que se propõe para fazer um mandato que, como disse, orgulha a nossa família.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Há quem aposte na base governista que o governador Fábio Mitidieri terá uma reeleição facilitada. Você também acredita que a oposição não terá um nome competitivo para 2026?
ANDRÉ MOURA: Não existe eleição fácil. O ex-governador João Alves Filho dizia que eleição é sempre uma caixinha de surpresas, e ele tinha razão. Eu sei que há quem diga que Fábio terá uma reeleição tranquila, mas nós não subestimamos ninguém. As eleições serão sempre disputadas voto a voto. Fábio tem feito um governo excelente e conta com uma base sólida, mas ele também sabe que a oposição está se organizando. As pesquisas mostram que a força e a coesão das alianças serão absolutamente decisivas. Portanto, continuaremos trabalhando com humildade, construindo alianças e prestando contas a todo o momento, porque as urnas exigem trabalho até o último minuto. Confio que, com união, com diálogo e com os resultados que Fábio tem apresentado, ele sairá fortalecido e alcançará a vitória.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Por que você acha que merece o voto e a confiança do eleitorado sergipano e, caso seja eleito, quais serão suas prioridades no Senado, as pautas que dominarão o seu mandato?
ANDRÉ MOURA: Minha história sempre foi pautada por trabalho e resultados. Fui o deputado federal que mais destinou investimentos para Sergipe: mais de R$ 2,5 bilhões, que hoje estão transformados em escolas, creches, postos de saúde, canais, ruas e avenidas. Como líder do governo no Congresso, fiz um verdadeiro doutorado em política e em relações institucionais e sei onde estão os recursos que nosso estado tanto precisa, e também sei como trazer essas obras, ações e programas para Sergipe. Esse conhecimento será levado ao Senado para garantir que cada real investido aqui no nosso estado seja revertido em saúde, educação, infraestrutura e oportunidades para as pessoas, sobretudo quem mais precisa. Amo Sergipe, respeito nossas tradições e acredito que a minha experiência pode gerar bons frutos. É com esse espírito – humilde, combativo e comprometido com resultados – que pleiteio essa oportunidade, e desde já agradeço a constante generosidade do povo sergipano para comigo, reconhecendo a força do meu trabalho e do meu empenho.
POLÍTICA & MUNICÍPIOS: Concluindo a entrevista, qual será o seu posicionamento sobre a presidência da República? Segue o projeto nacional do União Brasil ou vai apoiar a reeleição do presidente Lula?
ANDRÉ MOURA: Se o projeto nacional do União Brasil for o que melhor atender às necessidades de Sergipe, seguiremos com ele. Mas se for necessário dialogar com outras forças para viabilizar recursos e projetos para o nosso estado, faremos isso com o devido respeito institucional. Nosso compromisso é inegociável: é com Sergipe, não com ideologias partidárias que não ajudem o nosso povo.