A Assembleia Legislativa realiza hoje (15), às 16 horas, uma sessão especial para marcar o centenário de nascimento da historiadora Thetis Nunes, pioneira na pesquisa sobre a história da educação em Sergipe. A homenagem foi proposta pelos deputados Cristiano Cavalcante (União Brasil) e Luciano Bispo (PSD).
Thetis Nunes nasceu em 1923, em Itabaiana. Formou-se em Geografia e História pela Universidade Federal da Bahia e em Museologia pela Museu Histórico Nacional. Foi professora e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe. Era membro da Academia Sergipana de Letras e foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos.
Ela escreveu vários livros, artigos e ensaios. Seu principal livro é “História da Educação em Sergipe”, publicado em 1984, que virou referência na área. O livro analisa a educação no Estado do período colonial até o fim da Primeira República, em 1930. Thetis Nunes morreu em em 2009, aos 86 anos, em Aracaju.
Título de Cidadania – Também hoje, às 19 horas, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a Alese entrega o Título de Cidadã Sergipana à cantora Elba Ramalho. Quem propôs o título foi a deputada Maísa Mitidieri (PSD), por meio do Projeto de Resolução nº 13/2023
Elba Ramalho está em Aracaju para participar do IV Fórum Nacional de Música Nordestina e para receber o título de cidadania sergipana. Por isso a entrega será no Teatro Tobias Barreto, onde se realizará o evento que reúne artistas e estudiosos da música feita no Nordeste.
Elba Ramalho nasceu em 1951 na Paraíba. A mistura de forró, xote, baião e frevo está no DNA da carreira de mais de 40 anos da cantora. O primeiro álbum, Ave de Prata, saiu em 1979, e o último trabalho, o single O Galo é Alegria, foi lançado este ano.
Ao todo, são 58 álbuns e uma trajetória identificada com a cultura nordestina.
Fonte: Agência de Notícias Alese
Foto: Joel Luiz