A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) é uma das instituições apoiadoras da terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública). O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na cidade de São Cristóvão e terá como tema “Emergência Climática e Direito à Informação”.

A poucos dias da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), o congresso reunirá profissionais da comunicação de todo o país para discutir o papel estratégico do jornalismo e da comunicação pública diante dos desafios ambientais e climáticos globais.

Jorge Duarte – Foto: Ascom

“O ComPública parte de uma ideia simples e fundamental: comunicação pública é colocar o cidadão no centro, fornecendo informação de qualidade, linguagem simples, transparência, diálogo e participação”, explica o presidente da ABC Pública e doutor em Comunicação, Jorge Duarte.

Segundo ele, o evento tem a proposta de fortalecer a atuação dos comunicadores públicos, frente à emergência climática. “Na crise climática, o papel do jornalista é apurar com base científica, contextualizar políticas e impactos locais, ouvir os afetados e checar como os atores sociais agem. As oficinas, mesas e grupos de trabalho do ComPública conectam ciência, políticas públicas e jornalismo, oferecendo referências e práticas para cobrir o tema sem alarmismo nem negacionismo, com foco no direito à informação e no serviço ao cidadão”, reforça.

Sergipe como centro do debate

Jorge Duarte destaca que a escolha de Sergipe como sede do evento tem relação direta com a necessidade de descentralizar o debate e preparar a sociedade para compreender os impactos e as ações frente à mudança climática.

“Sergipe e a UFS oferecem um ecossistema acadêmico e institucional capaz de aproximar governo, universidade, imprensa e sociedade civil, discutindo soluções concretas e prestação de contas. Realizar o ComPública aqui acelera capacidades locais e regionais para informar e engajar cidadãos em políticas de adaptação e mitigação, alinhadas ao direito de acesso à informação”, pontua o presidente da ABC Pública.

Programação e atividades

A programação do III ComPública será composta por 20 horas de atividades, entre conferências, minicursos, oficinas, mesas temáticas, apresentação de artigos científicos e a entrega dos prêmios Beth Brandão e Neuza Meller, que reconhecem boas práticas em comunicação pública.

Entre os destaques estão:

• Michele Becker, pós-doutora em Comunicação pela Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), que ministrará o minicurso “Como comunicar riscos e promover ações em meio a alertas climáticos”;

• Armando Medeiros, mestre em Ciências da Comunicação pela USP, que abordará “Comunicação de Crise”;

• Daniele Campos, especialista pela Universidad Complutense de Madrid, que discutirá “Comunicação pública na crise climática”;

• e Jorge Duarte, que apresentará técnicas para formular mensagens estratégicas e memoráveis voltadas ao fortalecimento do valor público de ações institucionais.

Inscrições abertas

Foto: divulgação

As inscrições para o congresso seguem abertas até o dia 15 de outubro, no site https://doity.com.br/iii-compublica, onde também é possível conferir a programação completa. As atividades terão início às 13h do dia 20 e se estenderão até às 20h do dia 22 de outubro.

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov e Tribunal de Contas de Pernambuco; o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh e Hotel Celi Connect; e como parceiros, o Governo de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS), DCOS, Doity e Compolítica.

“O ComPública é um congresso feito por e para quem trabalha com comunicação voltada ao interesse público. Reúne nomes relevantes, oficinas práticas e espaços de troca entre estudantes, profissionais e pesquisadores. Quem participa sai com repertório ampliado, rede fortalecida e ferramentas para transformar a comunicação pública em serviço efetivo ao cidadão”, conclui Jorge Duarte.

Fonte, Ascom – Alese.

Foto: vidasemparedes.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Reunião alinha apoio da Prefeitura para eventos de automobilismo em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Alese aprova projeto que reestrutura Plano de Cargos da Saúde e cria novos cargos efetivos

    A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, nesta [...]

  • INSS paga em julho R$ 874 milhões a 149,5 mil pescadores

    Cerca de 149,5 mil pescadores artesanais começarão a receber, em [...]

  • Espanha e Áustria; Portugal e Croácia; Suíça e Argélia jogam hoje

    Três confrontos nesta quinta-feira (2) definem as seleções que vão [...]

  • Marcos Couto se afasta da TV Atalaia e lança pré-candidatura a deputado estadual por Sergipe

    Conhecido pelo trabalho desenvolvido ao longo de anos no jornalismo [...]