A Academia Sancristovense de Letras e Artes (Asclea), entidade sociocultural que reúne escritores, artistas, historiadores, pesquisadores e outros intelectuais do município de São Cristóvão (SE), receberá nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, mais quatro membros. Dentro os novos acadêmicos está o ex-deputado estadual Francisco Gualberto, poeta e compositor nascido no povoado Caípe Velho, às margens do rio Vaza Barris, em São Cristóvão.

A solenidade de posse dos novos membros da Asclea acontece no auditório da biblioteca pública municipal Lourival Baptista, na Praça São Francisco, às 15 horas. Além de Francisco Gualberto, tomarão posse também os acadêmicos Carlos Pinna Júnior, David Alan e Anthony Rafael.

Gualberto, que ocupará a cadeira nº 23, cujo patrono é Sócrates de Andrade Prado, é autor de vários livros de poesias, dentre os quais Poemas Inocentes (1977), Liberdade (1983), Dimensões (1987) e A burguesia mata a poesia (1992). Além disso, publicou em 2019 o livro Na Linha do Tempo, uma coletânea de poemas que retrata os lados social e romântico, principalmente, na escrita de Francisco Gualberto. “Minha poesia não tem compromisso com estilo poético nem com extensão cultural. É tudo o que observo ou vivo e posso transmitir através das palavras escritas”, define o novo acadêmico.

Em 2022, Francisco Gualberto publicou o livro Tribuna do mandato Operário e Popular, um apanhado histórico de seus principais discursos feitos na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe durante seus 20 anos de mandato como deputado estadual. Tem ainda várias cartilhas publicadas no campo da política, além de citações em livros e periódicos de Sergipe. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor-presidente da Imprensa Oficial de Sergipe (IOSE), antiga Segrase.

A Academia Sancristovense de Letras e Artes foi criada em agosto de 2017 e desempenha atividades culturais importantes na cidade. De acordo com a atual presidente, a escritora Maria Rita dos Santos, a solenidade de posse desta quarta-feira integra a programação comemorativa do aniversário de 13 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Histórico da Humanidade.

 

Release – Gilson Sousa – DRT 660/SE

Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vereadores de Estância acionam o Ministério Público contra a Iguá Sergipe

    Os vereadores Henrique CDs e Elenilton Cardoso protocolaram nesta terça-feira [...]

  • Procissão do Fogaréu de Rosário do Catete recebe reconhecimento nacional no Maranhão

    A Procissão do Fogaréu de Rosário do Catete recebeu, no [...]

  • Preparação para o Enem 2026 entra na reta final

    Revisão Final da Seed acontecerá no dia 6 de novembro, [...]

  • Ponte Digital vai conectar tecnologia, inovação e gestão pública para modernizar serviços em Aracaju

    A Ponte Digital, Laboratório de Inovação e Dados da Prefeitura [...]

  • Bombril realiza Semana da Diversidade com palestras, treinamentos e ações afirmativas em fábricas de todo o Brasil

    Ninguém brilha do mesmo jeito. Cada pessoa chega com sua [...]