O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade vinculada à Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas), oferece serviços e benefícios para pessoas em vulnerabilidade social para promover o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, e garantir o acesso a direitos. No total, Aracaju possui 16 Cras que funcionam no modelo porta aberta à população.
Entre os benefícios e programas ofertados pelo Cras estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Cadastro Único, que permite a entrada, por exemplo, no Gás do Povo, Bolsa Família e Tarifa Social de Energia. Além disso, benefícios eventuais, como cesta básica, colchões, auxílio mortalidade e natalidade, Auxílio Municipal Especial (AME), Programa Identidade Jovem – ID Jovem, Carteira da Pessoa Idosa, Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A coordenadora de Benefícios Eventuais da Semfas, Elvira Santiago, destaca que o Cras fortalece o acesso a direitos fundamentais.
“O Cras é fundamental para a população por ser a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), garantindo acolhimento, escuta, orientação e acesso a direitos. Temos as políticas públicas de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Também, a oferta de benefícios socioassistenciais”, afirmou.
Para acessar os serviços do Cras, são necessários alguns documentos, como comprovante de residência, RG e CPF de todas as pessoas da família.
Em alguns casos específicos, como auxílio natalidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento e documento de acompanhamento do pré-natal. Já no caso do auxílio mortalidade, é necessária a certidão de óbito.
Acolhimento reconhecido pela população
Espalhados por todas as regiões da Cidade, os Cras transformam a rotina comunitária, como é o caso de dona Wilma Costa, assistida do Cras Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova.
“O Cadastro Único é muito importante para receber os meus benefícios. Vim fazer o meu cadastro e também a Carteira de Idoso”, apontou.
Além disso, nos Cras acontecem atividades esportivas, como jiu-jitsu e capoeira, como também artesanato, balé, musicalidade e teatro. O pequeno Arthur Nascimento, assistido do Cras, sempre fica muito contente ao participar das atividades oferecidas.
“As aulas de jiu jitsu são sempre legais, eu gosto muito e aprendo demais com essas aula. Sempre venho para as aulas, não perco nunca”, destacou.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


