Professores ocupam sede da Prefeitura de Pacatuba 

Professoras da rede municipal de Pacatuba ocuparam, na segunda-feira (22), a sede da Prefeitura em protesto contra mudanças na carreira aprovadas pela Câmara de Vereadores no último dia 16 e publicadas no Diário Oficial do Município. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), as alterações constam em dois projetos de lei enviados pelo Executivo e atingem diretamente direitos históricos da categoria. Entre os principais pontos questionados estão a extinção de gratificações, o fim do triênio, substituído pelo quinquênio, a redução do adicional por tempo de serviço, a proibição de averbação de tempo trabalhado em outros entes, além da revogação da redução de carga horária por tempo de serviço. Também foram extintas promoções na carreira e congelada a gratificação por titulação. A categoria afirma ainda que as mudanças desrespeitam a Lei Federal 11.738/2008, que institui o piso salarial nacional do magistério. Após a mobilização, os professores conseguiram uma audiência com a prefeita Iara Martins (PSD) na terça-feira (23). Porém, segundo a diretora do Departamento de Bases Municipais do SINTESE, professora Emanuela Pereira, a prefeita informou aos profissionais do magistério, que não vai revogar a lei, mas vai convocar uma comissão para estudar o plano de carreira e o estatuto. Em assembleia, os professores continuarão a jornada de luta, inclusive com ato na feira livre na segunda-feira (27).

 

SINTESE reprova 69 municípios de Sergipe na gestão de políticas educacionais

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) divulgou as notas da Prova Final, que avalia a gestão de políticas educacionais no âmbito dos municípios. O município com pior nota em 2025 foi Canindé de São Francisco, com 1,15; seguido de Pacatuba, 1,25; e de Nossa Senhora do Socorro, 1,37. Outros quatro municípios tiraram notas abaixo de 2,0. São eles: Tomar do Geru, 1,50; Aquidabã, 1,52; Santana do São Francisco, 1,62; e Tobias Barreto, 1,64. Já os cinco municípios com as notas mais altas são: Itabaiana, 5,55; Muribeca, 5,52; Estância, 5,42; Pinhão, 5,22; e Pedra Mole, 5,0.

 

Prefeito de Japaratuba confirma conversa com membros da oposição

Em entrevista ao radialista George Magalhães, na Sim FM, na última segunda-feira (22), o prefeito de Japaratuba Décio Neto (União Brasil), foi questionado se está conversando com sua adversária na eleição de 2024, Sizi da Saúde (PT). O gestor negou, mas revelou que mantém conversas com outros integrantes da oposição a sua gestão. O prefeito deixou escapar que são ex-candidatos e até ex-vereadores. Para chegar forte em 2028, Décio quer mostrar resultados políticos em 2026.

 

Lagarto ganha nova emissora de rádio

Lagarto passou a contar, no sábado (20), com uma nova emissora de rádio. A Serigy FM iniciou suas transmissões na frequência 93.9, com o slogan “Informação Verdade”, operando em fase experimental pelos próximos 30 dias. A proposta é ampliar a comunicação local com conteúdo informativo, jornalístico e de entretenimento. O início das atividades foi acompanhado pelo prefeito Sérgio Reis e sua vice, Suely Menezes, e pelo proprietário da emissora, o empresário e ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida.

 

 

 

“Cachorro que late, não morde”, responde ex-prefeito de Aquidabã aos seus opositores

O ex-prefeito de Aquidabã, Dr. Mário Lucena, causou polêmica ao comentar a atuação da oposição à prefeita Ana Helena. Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, na sexta-feira (19), ele afirmou que adversários tentam compensar a falta de apoio popular com críticas e barulho político. Segundo Lucena, a atual gestão alcança 90% de aprovação. “Cachorro que late, não morde”, declarou ao se referir aos opositores.

 

 

 

Aliada do prefeito, Nilza de Caquinho vota contra proposta do Executivo

A vereadora da base aliada do prefeito Jadson de Jesus, o Jal Construções (PSD), chamou a atenção na semana passada, ao votar contra o projeto do Executivo, que tinha como objetivo parcelar o 13º salário dos servidores públicos. Mesmo integrando a base da gestão, a parlamentar destacou a importância do direito ao benefício integral, defendendo a dignidade e o planejamento financeiro do funcionalismo. O presidente da Câmara, Jackson dos Santos Nascimento, elogiou a postura da vereadora, ressaltando seu respeito, coerência e o legado construído ao lado de Caquinho no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira [...]

  • Em ação integrada, SMTT e órgãos parceiros levam orientações sobre cuidados no trânsito

    Um segundo de distração pode custar uma vida. Foi com [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Professores ocupam sede da Prefeitura de Pacatuba  Professoras da rede [...]

  • Centro de Excelência Ângela Maria Melo ofertará cursos técnicos profissionalizantes na zona norte de Aracaju em 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Edvaldo como “terceira opção” deve “esvaziar” o PDT na janela partidária

    A “conta” não fecha! O ex-prefeito de Aracaju e pré-candidato [...]