Com o objetivo de aprimorar a gestão de infraestrutura rural e garantir maior precisão nos investimentos públicos, uma comitiva técnica do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) realizou entre os dias 2 e 5 de fevereiro, uma visita técnica ao município de Presidente Tancredo Neves, no sul baiano.

O intercâmbio teve como foco o Programa Pró-Rodovias, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/BA), que conta com o apoio do Banco Mundial. A equipe sergipana buscou absorver a metodologia prática utilizada pelo estado vizinho na seleção e execução de melhorias em estradas vicinais.

O ponto central da visita foi o entendimento dos critérios de seleção dos trechos beneficiados. A ideia é compreender como a Bahia prioriza as vias que recebem intervenções, garantindo que o recurso chegue onde o impacto social e econômico é maior.

Essa troca de experiências servirá de base para o Programa Pista Nova Vida Nova, iniciativa que será executada pelo DER/SE em Sergipe. Assim como o programa baiano, o projeto sergipano será viabilizado por meio de um contrato de crédito firmado com o Banco Mundial.

“A proposta é aplicar em Sergipe uma metodologia consolidada e eficiente, garantindo maior assertividade na escolha dos trechos a serem beneficiados”, destacou a equipe técnica durante o encontro.

Durante os quatro dias de imersão, os técnicos puderam discutir desafios logísticos, soluções de engenharia para vias não pavimentadas e modelos de sustentabilidade para a manutenção dessas estradas, essenciais para o escoamento da produção agrícola e o acesso de comunidades rurais a serviços básicos.

Com o encerramento da visita técnica, os dados e experiências coletados serão compilados em um relatório que servirá de guia para a estruturação final do Pista Nova Vida Nova. A expectativa é que o programa traga um novo padrão de qualidade para as estradas vicinais de Sergipe, utilizando padrões internacionais de transparência e técnica exigidos pelo Banco Mundial.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • GASTOS COM FESTAS – Órgãos de controle acompanharão contratações potencialmente irregulares

    Técnicos discutiram mecanismos para aprimorar o cumprimento da nota técnica [...]

  • Unesco destaca contribuição de seus sítios para o meio ambiente global

    Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a [...]

  • Nova indústria Brasil apresenta inovação com sustentabilidade que é exemplo para o planeta, diz ministro

    O Brasil participa da Hannover Messe, na Alemanha, maior feira [...]

  • Opera Sergipe realiza mutirão de consultas especializadas para cirurgias eletivas e atende 170 pacientes

    O Opera Sergipe, iniciativa do Governo do Estado, por meio [...]

  • InfoGripe: síndrome respiratória aumenta em crianças menores de 2 anos

    Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram entre [...]