A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa sancionou, na tarde desta segunda-feira, 22, a Lei nº 6.277/2025, que institui o 19 de novembro como o Dia Municipal da Mulher Empreendedora. A assinatura ocorreu no gabinete da prefeita e contou com a presença da secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, Elaine Oliveira, além de representantes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Sergipe (Cmec Sergipe).
A prefeita Emília Corrêa ressaltou o simbolismo da sanção. “Este é um momento que me emociona. Esta lei tem um significado especial, pois me recorda o período em que defendia essa pauta na Câmara de Vereadores, sem ter autonomia para executá-la. Hoje, como a primeira prefeita após 170 anos, sancionar a lei que institui o Dia Municipal da Mulher Empreendedora é reconhecer oficialmente a força, a coragem e a determinação das mulheres aracajuanas, que transformam desafios em oportunidades e ajudam a construir uma cidade mais justa e cheia de esperança. Estou muito feliz por ser instrumento de transformação na vida de tantas mulheres”, declarou.
A secretária Elaine Oliveira destacou o impacto social do empreendedorismo feminino. “Quando fomos procuradas pelas integrantes do Cmec, elas apresentaram a sugestão da criação da data, que foi prontamente acolhida, já que a proposta de instituir essa lei já constava em nosso planejamento estratégico e hoje se torna realidade. A iniciativa reconhece a força da mulher empreendedora, que muitas vezes apoia outras mulheres vítimas de violência doméstica a romper esse ciclo. Além disso, já tem empresa que se dispôs acolher os filhos dessas mulheres, viabilizando estágios, o que será de grande apoio”, explicou.
Para a presidente do Cmec Sergipe, Cacilda Aragão, a criação da data representa um importante reconhecimento ao trabalho feminino. “Hoje é um dia histórico com a assinatura dessa lei. A partir de agora, temos muito trabalho pela frente para fortalecer a mulher empreendedora. Como presidente do Cmec Sergipe, fico muito feliz em celebrar esse avanço, que fortalece, reconhece e apoia o protagonismo feminino nos negócios. Parabenizo a prefeita por sancionar essa importante lei. Juntas, vamos mais longe”, destacou.
A vice-presidente do Cmec Sergipe, Karina Costa, também ressaltou a parceria com a SerMulher. “Desde a primeira reunião com a secretária Elaine, sentimos que estaríamos construindo um trabalho em prol das mulheres. A escuta é muito presente no Cmec e queremos contribuir efetivamente. Conhecemos os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e seremos parceiras da secretaria em diversos projetos”, afirmou.
Presente no ato, a advogada e empreendedora Jeanine Febrônio agradeceu à prefeita pelo reconhecimento. “Essa lei fortalece as ações de quem empreende e gera emprego para outras mulheres, promovendo autonomia financeira e ajudando a romper ciclos de violência e dependência”, pontuou.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


