Como é tradição desde 1955, o presidente do Brasil será o primeiro a discursar na abertura do debate geral da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a intervenção logo após as falas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura é considerada uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional as prioridades da política externa do Brasil.

O tema da 80ª sessão é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em celebração às oito décadas de existência da organização.

À margem do Debate Geral, aproveitando a presença dos líderes mundiais em Nova York, Lula manterá encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado e de governo de outras nações. Entre os dias 22 e 24 o presidente  também participa de eventos sobre fortalecimento da democracia, combate aos efeitos da mudança do clima e defesa do multilateralismo.

Leia também:
Lula tem série de eventos estratégicos durante a 80ª Assembleia Geral da ONU

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Privacy Policy.
I Accept

QUESTÃO PALESTINA — No dia 22, Lula participou da segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita.

AÇÃO CLIMÁTICA — No dia 23, além de discursar na abertura a Assembleia Geral, o presidente participará, juntamente com o secretário-geral da ONU, do evento de alto nível sobre ação climática, voltado a impulsionar a mobilização internacional e estimular a apresentação de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) rumo à COP30.

Entre os destaques está a apresentação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira que propõe um modelo inovador de financiamento para a conservação das florestas tropicais. O fundo será oficialmente lançado durante a COP30, agendada para novembro, em Belém (PA).

DEMOCRACIA — No dia 24, Lula copresidirá, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”. A iniciativa reúne líderes de todas as regiões do mundo para fortalecer o multilateralismo, o Estado de Direito e a cooperação contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas.

Fonte, Agência Gov

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Saúde de Aracaju lança Serviço de Atendimento Psicossocial para apoiar população em sofrimento emocional

    A população de Aracaju passa a contar, a partir desta [...]

  • Traz A Conta conquista dois troféus no Prêmio Sebrae de Jornalismo

    O portal Traz A Conta foi destaque na 12ª edição [...]

  • ‘Seminário Raízes da Resistência’ acontece na UFS

    Evento trata sobre educação ambiental não formal e movimentos sociais [...]

  • Presidente Lula abre debate da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Assista

    Como é tradição desde 1955, o presidente do Brasil será [...]

  • Governo de Sergipe lança Programa Guarda Subsidiada Provisória

    O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Assistência [...]